SANTOS

Monitoramento da frota de Santos ganha novo sistema e se integra ao Centro de Controle Operacional

Há cerca de um mês, o novo sistema de gerenciamento e localização da frota da Prefeitura de Santos passou a ser integrado ao CCO

Da Reportagem

Publicado em 05/11/2022 às 07:00

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Ferramenta vai aperfeiçoar e agilizar o atendimento das ocorrências. / Divulgação/ PMS

Com o auxílio da tecnologia, o controle sobre a frota dos veículos e viaturas ligados ao Centro de Controle Operacional (CCO) de Santos está sendo ampliado, visando aperfeiçoar e agilizar o atendimento das ocorrências recebidas e flagradas pelo equipamento. 

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Há cerca de um mês, o novo sistema de gerenciamento e localização da frota da Prefeitura de Santos passou a ser integrado ao CCO. A disponibilização da ferramenta faz parte do contrato de locação, iniciado em fevereiro deste ano, que fornece 270 veículos para 18 secretarias e órgãos municipais. Todos os carros possuem GPS (sistema de posicionamento global, na sigla inglês) e podem ser acompanhados em tempo real. 

“Este novo sistema possui mais funcionalidades, como um ícone diferenciado para cada secretaria, mostra com setas o sentido que o carro está seguindo, além dos pontos de parada em cada local. Para o CCO, permite o maior controle das viaturas e o acionamento mais rápido para atender as ocorrências”, explica o analista de sistemas e chefe do CCO de Santos, Paulo Roberto Oliveira Souza. Atualmente, as viaturas da Guarda Municipal registram, em média, tempo de até 15 minutos para atender os chamados recebidos pelo telefone 153, como, por exemplo, casos de vandalismo, furtos e roubos a equipamentos públicos. 

O sistema de monitoramento já era utilizado pelos gestores do Departamento de Administração e Transportes (Deat) da Secretaria de Gestão (Seges), responsável pelo gerenciamento da frota, e agora também por representantes dos órgãos que atuam no CCO. O equipamento tem gestão da Secretaria de Planejamento e Inovação (Seplan) e integra a Guarda Municipal, Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos e outros órgãos, abrangendo 150 veículos da frota locada, correspondente a 55% do total.

MAIS BENEFÍCIOS

Além dos benefícios para o atendimento das ocorrências, o novo sistema também colabora para o controle dos itinerários dos veículos locados pela Administração Municipal, que atendem o transporte de pacientes e outros serviços, as apurações de denúncias de irregularidades ou infrações de trânsito e a otimização da frota. “Como os veículos possuem GPS, pelo sistema conseguimos saber quando o carro está ocioso, por exemplo, e assim remanejar para outra secretaria que precisa, alcançando o melhor aproveitamento do veículo”, explica o chefe do Deat, Rafael Medina.

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