SANTOS

Ministro Costa Filho assina três termos para obras no Porto de Santos

Ele também esteve no Guarujá conhecendo a Base Aérea, onde será instalado o Aeroporto Metropolitano

Jeferson Marques

Publicado em 21/09/2023 às 18:11

Atualizado em 21/09/2023 às 18:24

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

WhatsApp Image 2023 09 21 at 18.10.40

Continua depois da publicidade

O novo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, esteve em Santos e Guarujá nesta quinta-feira (21) e assinou três termos de compromisso de obras para o Porto de Santos e Avenida Perimetral, em Vicente de Carvalho.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A assinatura dos documentos ocorreu na sede da Autoridade Portuária de Santos (APS). Os prefeitos Valter Suman e Rogério Santos (de Guarujá e Santos, respectivamente) também estiveram presentes, além do deputado federal Paulo Alexandre Barbosa e do presidente da própria APS, Anderson Pomini.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Funcionários acham corpo dentro de contêiner em terminal no Porto

• Novo ministro promete trabalhar contra privatização do Porto

• Receita Federal e Polícia Federal apreendem 405kg de cocaína no Porto de Santos

O primeiro termo assinado contempla o início dos estudos para a expansão da poligonal do Porto de Santos, mais precisamente no bairro da Alemoa. "Hoje são cerca de 400 mil metros que pertencem à prefeitura, e o ministro já autorizou o início dos estudos de viabilidade para que ela se torne também uma área portuária. Claro, partindo dessas análises técnicas e conversa com a administração municipal", atualiza Pomini.

O segundo termo assinado visa a segunda etapa das obras da Avenida Perimetral de Guarujá, em Vicente de Carvalho. A obra deve entrar como prioridade de todo o planejamento de expansão, já que visa o escoamento por toda a margem esquerda do Porto.

Continua depois da publicidade

"É importante o que aconteceu aqui hoje. São questões que trarão desenvolvimento para toda a população de Guarujá, além da geração de empregos diretos e indiretos. Desde o meu primeiro mandato venho mantendo diálogos e defendendo este avanço", comemora Valter Suman.

E, por fim, o terceiro documento assinado pelo ministro possibilita a contratação de quatro novos berços onde hoje estão os combustíveis no bairro Alemoa, também em Santos.

"Através do presidente Lula estou trabalhando para o desenvolvimento do país. Estamos na transição com o ex-ministro Márcio França e já entendemos quais pautas são prioritárias. Vejo o Porto de Santos e toda a sua margem com potencial de alavancarmos o Brasil para o lugar onde ele sempre deveria estar", explica Costa Filho.

Continua depois da publicidade

O ministro também aproveitou o encontro para afirmar que Pomini continuará sendo seu homem de confiança na presidência da Autoridade Portuária de Santos.

"Ele (Pomini) tem capacidade de construir pontes, de dialogar e tem espírito público. Seu histórico é inquestionável e já antecipo aqui que ele segue exercendo suas funções com total confiança de nossa parte", reforça.

Privatização.

Continua depois da publicidade

Costa Filho reforçou a ideia de que não vai privatizar o Porto de Santos.

"Isso aqui foi construído ao longo de 100 anos através dos sonhos de milhões de trabalhadores e trabalhadoras. Privatizá-lo não faz parte da nossa agenda", finaliza.

O ministro lembrou que na próxima segunda-feira o presidente Lula e o governador Tarcísio falarão juntos sobre a ligação seca entre Santos e Guarujá, o que reforça o interesse de municípios, do estado e do governo federal para que as obras, enfim, saiam do papel.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software