O Pão de Cará poderá ser oficializado como patrimônio santista / Nair Bueno / Diário do Litoral
Continua depois da publicidade
Todo santista nascido e criado no município mais populoso da Baixada sabe que o pão de cará é um item essencial na mesa do café da manhã, café da tarde e até mesmo no lanche noturno, mas, apesar disso, a inteligência artificial ChatGPT afirma que a iguaria não integra a lista de tradições de Santos.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
A princípio, a Reportagem decidiu desafiar a inteligência artificial a explicar se o pão de cará consumido em praticamente todas as padarias de Santos é realmente um pão de cará legítimo, mas a resposta do ChatGPT foi além ao afirmar que, na verdade, o item não seria, realmente, uma tradição santista.
“O pão de cará é um alimento típico de diversas regiões do Brasil, especialmente nas regiões Norte e Nordeste do país, onde o cará é amplamente cultivado. Acredita-se que o pão de cará tenha surgido entre os escravos africanos que foram trazidos para o Brasil, que utilizavam o cará como uma fonte importante de alimento em sua dieta”, respondeu a IA.
Continua depois da publicidade
“Embora o pão de cará possa ser encontrado em algumas padarias e estabelecimentos de alimentação em Santos e outras partes do Brasil, ele não foi criado especificamente nessa cidade. Santos é uma cidade litorânea do estado de São Paulo, que tem sua própria culinária e tradições gastronômicas, mas o pão de cará não faz parte dessas tradições”, complementou.
Para confirmar se a inteligência artificial não havia confundido alguma informação e se realmente acreditava que o pão de cará não integra as tradições santistas, a Reportagem insistiu na pergunta e pediu, também, uma lista de costumes e alimentos mais ligados à história de Santos.
A resposta, entretanto, insistiu e confirmou a informação fornecida anteriormente pelo robô.
Continua depois da publicidade
“Isso mesmo, o pão de cará não é uma tradição culinária específica de Santos. No entanto, a cidade tem suas próprias tradições gastronômicas que são bastante conhecidas, como o famoso café da manhã santista, que inclui pão francês, café com leite, suco de laranja e outras delícias”.
“Além disso, a cidade é conhecida por pratos típicos da culinária caiçara, que incluem peixes e frutos do mar preparados de diversas maneiras, como o famoso "peixe à grega", feito com peixe grelhado, legumes e molho branco, e o "arroz de marisco", uma receita que combina arroz, mariscos e temperos. Outros pratos tradicionais da culinária santista incluem a "moqueca santista", feita com peixe, tomate, cebola, pimentão e leite de coco, e a "caldeirada", um cozido de frutos do mar com batatas, tomates e temperos”.
O ChatGPT também concluiu com mais informações.
Continua depois da publicidade
“Além da culinária, Santos também tem outras tradições culturais, como o famoso "cais do porto", um dos mais importantes do Brasil, e o "bonde turístico", que percorre as ruas históricas da cidade. A cidade também é conhecida por suas belas praias, como a Praia do Gonzaga, a Praia de Santos e a Praia do Boqueirão, entre outras”, finaliza.
PATRIMÔNIO.
Vale lembrar que, em junho de 2022, após o vereador Benedito Furtado (PSB) ter apresentado, em fevereiro do mesmo ano, um projeto que declara o pão de cará como um patrimônio cultural e imaterial de Santos, o prefeito Rogério Santos (PSDB) sancionou o texto. Com isso, a famosa iguaria passou a ser considerada um elemento importante para a cultura e história do município.
"Toda região têm seus costumes e tradições e a gastronomia é uma das principais receitas para diferenciar estados e municípios como o chimarrão, o acarajé, o queijo de minas e por que não o pão de cará?", afirmou o parlamentar à época.
Continua depois da publicidade