SANTOS

Mês da Prematuridade: Santos tem ampla programação do Novembro Roxo

Na próxima quarta-feira (16), o Complexo Hospitalar dos Estivadores inicia o dia com ações voltadas à equipe multiprofissional da unidade e conclui com ação junto a familiares de prematuros internados

Da Reportagem

Publicado em 15/11/2022 às 07:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Maternidade Silvério Fontes promoverá encontro para as mães e bebês nascidos na unidade. / Foto: Arquivo/Raimundo Rosa/PMS

Continua depois da publicidade

O Novembro Roxo, campanha de conscientização sobre a prematuridade, terá uma ampla programação em Santos, voltada aos familiares e aos profissionais de saúde para o aprimoramento da assistência às crianças que nasceram antes da gestação completar 37 semanas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Santos tem programação do Novembro Roxo

• Estados do agronegócio apostam em ferrovias para melhorar logística rumo ao porto de Santos

• Santos recebe 5º Encontro de Contadores de História do Projeto Pólen

Na próxima quarta-feira (16), o Complexo Hospitalar dos Estivadores inicia o dia com ações voltadas à equipe multiprofissional da unidade e conclui com ação junto a familiares de prematuros internados.

A partir das 9h, a equipe do hospital assistirá ao painel ‘Prematuridade: um sério problema de saúde pública - Desafios da Perinatologia’ e à mesa-redonda ‘Atuação da equipe multidisciplinar’ (no atendimento aos prematuros). No período da tarde, os profissionais da linha maternoinfantil da unidade participam de oficinas de simulação realística de assistência aos prematuros. Por fim, haverá roda de conversa com os familiares de prematuros internados e a equipe multidisciplinar.

Continua depois da publicidade

Também na quarta-feira (16), a Maternidade Silvério Fontes promove um encontro para as mães e bebês nascidos na unidade, a partir das 15h. Haverá oficina de shantala, massagem relaxante que visa regularizar o sono, reduzir cólicas, acalmar e fortalecer o desenvolvimento psicomotor da criança. Estão previstos ainda depoimentos de mães de prematuros, apresentação dos cães da Guarda Civil Municipal e piquenique.

No próximo dia 25, a partir das 14h, a Seção de Vigilância à Mortalidade Materno Infantil promove, às equipes de enfermagem das policlínicas, uma capacitação na Escola da Saúde, com a abordagem dos temas ‘Vírus Sincicial Respiratório e o impacto da infecção’ e ‘Assistência ao Prematuro - Importância do seguimento adequado’. As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail [email protected]

No dia 30 de novembro, a partir das 11h, o Centro Especializado em Reabilitação (CER) promove um ciclo de palestras voltado a profissionais de saúde e ao público em geral, inclusive familiares dos prematuros assistidos na unidade pelo Programa de Estimulação Precoce ao Recém-Nascido de Risco.

Continua depois da publicidade

A programação inicia com o tema ‘O que é prematuridade: riscos para o desenvolvimento’; prossegue com os temas ‘Importância da intervenção precoce no desenvolvimento motor. O que fazer para estimular?’, ‘Intervenção precoce e amamentação’, ‘A importância do aleitamento materno e dos cuidados nutricionais com a mãe’ e ‘Saúde mental materna e o desenvolvimento na primeira infância’.

"É muito importante a troca de informações com os familiares e o aprimoramento constante das nossas equipes, pois a prematuridade é um dos principais fatores de risco para a mortalidade infantil. Em 2022, Santos registra um índice de mortalidade infantil de 7,3 por mil nascidos vivos, atendendo à meta da Organização Mundial da Saúde (abaixo de 10 por mil nascidos vivos)", pontua o secretário de Saúde, Adriano Catapreta.

"Nosso objetivo é reduzir cada vez mais esse número, com o oferecimento de uma assistência cada vez mais qualificada e acolhedora, que esteja de mãos dadas com essas famílias", complementa.

Continua depois da publicidade

São considerados prematuros os bebês que nascem antes da 37ª semana de gestação. São crianças que possuem órgãos imaturos, baixo peso, cérebro ainda em desenvolvimento e, portanto, maior risco de complicações e necessidade de assistência multiprofissional adequada às suas necessidades nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatais (UTIs Neonatais).

São fatores de risco para a prematuridade: infecções; insuficiência istmocervical (abertura do colo do útero); colo do útero curto; partos prematuros anteriores; rompimento prematuro da bolsa; tabagismo; miomas; gravidez de múltiplos; descolamento prematuro da placenta; diabetes gestacional; pré-eclâmpsia (aumento da pressão arterial na gravidez); alterações clínicas na gestante ou no feto que necessitem de interrupção antes do tempo esperado.

Por meio do Programa Mãe Santista, o município de Santos oferece o pré-natal nas policlínicas e, para as gestações de risco, no Instituto da Mulher e Gestante. Quem comparece a seis ou mais consultas de pré-natal, recebe uma bolsa-maternidade.

Continua depois da publicidade

Todos os bebês são acompanhados até o 2º ano de vida, em especial os prematuros, que também são acolhidos no Programa de Estimulação Precoce ao Recém-Nascido de Risco, por meio do qual são assistidos por uma equipe multiprofissional especializada.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software