Santos

Meganavio que mede 3 Vilas Belmiro chega a Santos e 'trava' balsas

O trânsito de balsas para o Guarujá foi interrompido no início da tarde por conta da passagem do navio APL Yangshan, de 347,09 metros

Folhapress

Publicado em 08/11/2022 às 15:41

Atualizado em 08/11/2022 às 16:05

Compartilhe:

Construído em 2012, o navio mercante carrega a bandeira da Singapura / NAIR BUENO/DL

O meganavio de carga APL Yangshan chegou nesta terça-feira (8) ao Porto de Santos em uma operação que interrompeu a travessia de balsas entre a cidade e a vizinha Guarujá. A embarcação partiu de Singapura em 18 de outubro e chegou por volta das 14h quando iniciou manobra para atracar no cais santista.

O trânsito de balsas para o Guarujá foi interrompido no início da tarde por conta da passagem do navio de 347,09 metros, comprimento equivalente a três campos de futebol da Vila Belmiro. O estádio do Santos Futebol Clube tem campo de 105 metros de comprimento e 68 de largura, redimensionado entre 2015 e 2016, mudando de 106m x 70m para 105m x 68m, as mesmas medidas usadas em estádios da Copa do Mundo.

No mês de outubro, foi a vez do navio CMA CGM Vela paralisar a travessia de balsas entre as duas cidades.

O MEGANAVIO

Construído em 2012, o navio mercante que carrega a bandeira da Singapura também tem 45,27 metros de largura e pode transportar 10.800 TEUs, medida usada como padrão no mercado naval, que equivale a unidades de 39 m³.

Há pouco mais de duas semanas, em 24 de outubro, Santos enfrentou uma operação parecida para receber outra embarcação gigante, o navio M/V CMA CGM Vela, de bandeira alemã, também com 347 metros de comprimento e capacidade de transportar até 10 mil contêineres, que também interrompeu a circulação de balsas no mesmo horário.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A interrupção do trânsito marítimo segue uma determinação das autoridades portuárias - registrada na portaria 74/2021, da Capitania dos Portos - e da Marinha do Brasil.

O navio que atracou hoje em Santos pertence à NOL Liner Pte, de acordo com a Marine Traffic. Fundada em 2012, mesmo ano de construção do APL Yangshan, a empresa é especializada em frete e transporte de carga.

Os motivos da viagem da embarcação ao Brasil e sua carga não foram divulgados.

Segundo o site Port Technology, especializado na indústria naval, o atual recordista de maior navio do mundo é o The Ever Alot, projetada pela gigante chinesa CSSC (China State Shipbuilding Corporation). A embarcação foi entregue em junho deste ano à nova administradora, a companhia Evergreen Marine, especializada em transporte de cargas.

O The Ever Alot tem capacidade de transportar 24.004 TEUs e tem 400 metros de comprimento, com 61,5 metros de largura.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Saiba qual cidade tem o metro quadrado mais caro do litoral de SP

Levantamento foi elaborado pelo DataZap

Cotidiano

Jovem de 14 anos desaparece em rio do Vale do Ribeira

Garoto nadava em rio na companhia de outros menores quando acabou levado pela correnteza

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter