SANTOS

Mais um morro de Santos recebe novo sistema de drenagem e contenção

A Alameda Prefeito José Gomes termina no bairro Caneleira, na Zona Noroeste

Da Reportagem

Publicado em 04/05/2023 às 20:19

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Obras devem ser concluídas em setembro. / Fotos: Divulgação/PMS

Continua depois da publicidade

O primeiro trecho de encosta da Alameda Prefeito José Gomes, próximo ao ponto de ônibus, no Morro Cachoeira, em Santos, passa por obras que visam promover o correto escoamento das águas das chuvas e reforçar o solo para estabilização do talude. Os serviços, a cargo da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Edificações (Siedi), iniciaram em março e devem ser concluídos em setembro.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A Alameda Prefeito José Gomes termina no bairro Caneleira, na Zona Noroeste. É a continuação da Rua Torquato Dias, uma das principais vias do Morro da Nova Cintra e parte integrante do sistema de interligação entre Zona Leste à Zona Noroeste, pelos morros.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Trabalhadores ocupam navios da USP em Santos em protesto contra demissões

• Santos apresenta projeto de novo complexo público educacional

• Santos: manifestação contra uso de fundo para demolir casas de vulneráveis é realizada

No local são investidos R$ 3.176.778,67, recursos de financiamento realizado junto à Caixa Econômica Federal, por meio da linha de crédito dedicada a Infraestrutura e Saneamento, na Modalidade Apoio Financeiro (Finisa).

DRENAGEM E CONTENÇÃO

Continua depois da publicidade

Com o objetivo de resolver problemas de drenagem no primeiro trecho de encosta da Alameda Prefeito José Gomes, será construída uma escada hidráulica.

O sistema ajudar a diminuir a velocidade da descida da água das chuvas, evitando a erosão do solo. Também inclui valetas e drenos horizontais profundos para retirar o excesso de água no interior do morro, aliviando a pressão sobre a encosta.

Já para conter o primeiro trecho de encosta do Morro Cachoeira será empregada a técnica de engenharia do solo grampeado, que inclui escavação, perfuração, instalação dos grampos (barras de aço) e colocação de drenos. Na sequência será aplicado o concreto projetado em parte da encosta e no restante uma geomanta flexível com grama, específica para taludes, que facilita o crescimento da vegetação.

Continua depois da publicidade

INTERVENÇÕES

A obra começou no final de março com limpeza da vegetação e serviços de topografia para indicar os locais exatos da perfuração dos grampos e dos elementos de drenagem. Depois foram montados os andaimes para iniciar a perfuração dos grampos.

"Atualmente são executados serviços de perfuração para execução da técnica de engenharia do solo grampeado para contenção de encostas", diz o engenheiro Eduardo Aguiar Mendes. 

Continua depois da publicidade

"Já foram feitas 110 das mais de 430 perfurações previstas. O serviço de perfuração tem previsão de ser concluído em junho, para depois iniciar a preparação da escada hidráulica".

SANTOS MAIS BONITA

A obra no Morro Cachoeira faz parte do Programa Santos Mais Bonita, que prevê um investimento de R$ 100 milhões nos morros em obras de segurança, acessibilidade e zeladoria como contenção e drenagem, pavimentação de ruas, manutenção de escadarias, entre outras melhorias.

Continua depois da publicidade

Está inserida em um conjunto de intervenções orientadas pela Defesa Civil que elaborou um detalhado mapeamento das áreas afetadas pelas chuvas em 2 e 3 de março de 2020, quando o acumulado de chuvas em Santos atingiu o maior pico dos últimos 80 anos (à época).

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software