Agora, o sistema de segurança vai de e 1.763 câmeras para mais de 3.200 / Prefeitura Municipal de Santos
Continua depois da publicidade
Mais de 1.5000 câmeras de monitoramento foram integradas ao Centro de Controle Operacional (CCO) no ínicio do Mês de junho pela Prefeitura de Santos. De modo geral, elas serão adicionadas em vias públicas e nas áreas internas e externas de unidades municipais em até um ano.
Agora, o sistema de segurança vai de e 1.763 câmeras para mais de 3.200.
Para a expansão e modernização do parque de câmeras, a Prefeitura de Santos formalizou no mês de maio o maior contrato de tecnologia da história da Administração Municipal, no valor de R$ 35,9 milhões, após a realização de licitação pública. A empresa vencedora foi a Net Telecom.
Continua depois da publicidade
Os recursos serão provenientes de financiamento internacional junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), dentro do programa Santos Mais – Macrodrenagem, Acessibilidade, Inovação e Sustentabilidade. O empréstimo foi aprovado pela instituição bancária em dezembro passado e pelo Governo Federal em maio, e agora vai para aprovação no Senado.
Nesta primeira etapa da instalação de câmeras, o Município vai aplicar R$ 5 milhões de recursos próprios, os quais serão ressarcidos posteriormente pelo banco após a assinatura do contrato.
Continua depois da publicidade
Ao todo, estão previstas a colocação de 1.392 câmeras fixas e 108 do modelo PTZ (Pan-Tilt-Zoom) - que se movimentam horizontal e verticalmente e permitem a aproximação da imagem. Deste total, serão 1.192 câmeras que ficarão em áreas internas de 155 unidades municipais e 308 câmeras que serão colocadas em 133 pontos em ruas, avenidas e praças.
Em 2024, será priorizada a instalação de 357 câmeras em 45 escolas e outras unidades da Secretaria de Educação (Seduc), além da colocação dos equipamentos nas vias públicas em frente aos prédios escolares. Haverá ainda a colocação de 363 câmeras em 54 unidades da Saúde, 164 câmeras em 33 unidades de Desenvolvimento Social e 110 câmeras nos três cemitérios municipais, além de equipamentos nas vilas criativas, centros esportivos e outras unidades.
Já entre os espaços públicos que ganharão câmeras, estão o futuro Parque Valongo e vias de grande fluxo de veículos e pedestres, como as avenidas Senador Feijó, Senador Dantas, Rodrigues Alves, Rei Alberto I, Afonso Pena, Pedro Lessa, Epitácio Pessoa, Ana Costa, Conselheiro Nébias, Jornalista Paulo Matos, Nossa Senhora de Fátima, Pinheiro Machado (canal 1), Bernardino de Campos (canal 2), Washington Luís (canal 3), Siqueira Campos (canal 4), Almirante Cochrane (canal 5), Cel. Joaquim Montenegro (canal 6) e San Martin (canal 7).
Continua depois da publicidade