Santos

Mais de três mil pontos ganham nova iluminação em Santos

Na última semana, 11 ruas do Boqueirão e Gonzaga foram contempladas

Da Reportagem

Publicado em 05/07/2024 às 18:53

Compartilhe:

Trabalhos nos dois bairros, iniciados no último dia 1º, devem estar concluídos neste sábado (6) / Divulgação/PMS

Mais de três mil pontos de iluminação foram modernizados, onde as lâmpadas tradicionais de vapor de sódio foram trocadas por luminárias LED de 150 Watts. Na última semana, 11 ruas do Boqueirão e Gonzaga foram contempladas.

Os trabalhos nos dois bairros, iniciados no último dia 1º, devem estar concluídos neste sábado (6), conforme adiantou o secretário Wagner Ramos, titular da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra).

“Ao todo, serão instaladas 91 luminárias de LED, promovendo significativa melhoria na qualidade da iluminação das vias e reforçando a segurança nessas regiões”, frisou. Ele lembra que tecnologia ‘light emitting diode’ (diodo emissor de luz, em português) não utiliza o termo lâmpada, mas sim luminária.

A modernização da iluminação pública, prosseguiu o secretário, reflete o compromisso da Administração com a adoção de práticas mais sustentáveis, eficientes e seguras, alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“A Cidade avança na direção de um futuro mais sustentável e econômico, trazendo impactos positivos tanto para a população quanto para o meio ambiente”, acrescentou Wagner Ramos. Ele destacou que a tecnologia LED garante mais segurança, ao permitir melhor visualização e definição de cores, e facilitar a supervisão por parte das câmeras de monitoramento.

A ONU definiu 17 objetivos interconectados a serem alcançados até 2030, que abordam os principais desafios de desenvolvimento no mundo, entre eles acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima, e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

RUAS CONTEMPLADAS

Nesta etapa, serão substituídas 39 luminárias no Boqueirão, nas ruas Américo Martins, Carolino Rodrigues, Alfredo Porchat, Samuel Baccarat, João Pinho e Voluntários Santistas. Já no Gonzaga, serão trocadas 52 luminárias, nas vias Carlos Afonseca, Alamir Martins, Fernão Dias, Jorge Tibiriçá e Mário Carpenter.

Em uma segunda fase serão atendidas outras ruas do bairro, segundo o engenheiro eletricista Paulo Aguina, responsável pelo gerenciamento do projeto e acompanhamento das intervenções.

MELHORIA

A instalação de luminárias LED traz vários benefícios para a Cidade, uma vez que consomem consideravelmente menos energia se comparadas às tradicionais de vapor de sódio, explicou o engenheiro.

“Essa redução no consumo contribui não apenas para a sustentabilidade ambiental, mas também para expressiva economia nos custos de energia para o Município”, frisou Aguina.

Além disso, prosseguiu, as luminárias de LED proporcionam qualidade de iluminação superior, oferecendo luz mais uniforme e nítida nas vias públicas. “Elas garantem que as cores dos objetos iluminados sejam reproduzidas de forma mais natural e precisa, promovendo uma iluminação mais confortável para pedestres, ciclistas e motoristas, o que contribui para a redução de acidentes e aumenta a sensação de segurança durante a noite”.

Outra vantagem é a durabilidade, que supera em mais de duas vezes a vida útil das luminárias de vapor de sódio. “Isso significa menos interrupções no serviço de iluminação pública, maior economia de recursos financeiros da Prefeitura em reparos e substituições, e mais segurança para os motoristas e pedestres”, ressaltou o engenheiro.

OUTROS PONTOS MODERNIZADOS

A Prefeitura vem promovendo a modernização da iluminação pública em diversas localidades.

A substituição por luminárias de LED já beneficiou três mil pontos de iluminação na orla, entre as 67 torres da faixa de areia, calçadão, jardins, ciclovia e canteiro central das avenidas, e o túnel Rubens Ferreira Martins (661 projetores).

No ano passado, os 133 pontos da Avenida Bandeirantes, na Alemoa, ganharam luminárias de LED e o bairro Piratininga, 125. Também foram beneficiados o Parque Roberto Mário Santini, na Praia do José Menino; a Rua Pedro Borges Gonçalves, principal acesso ao Morro do José Menino, e todas as vias do José Menino, entre elas Praça Washington (24), Avenida Barão de Penedo (23) e as ruas Santa Catarina (11), Tupis (12), Décio Stuart (5), Rio Grande do Sul (14), Alfredo Ximenes (17) e Guilherme Álvaro (9).

A Praça Caio Ribeiro de Moraes e Silva, a praça do Sesc, no bairro Aparecida, também foi beneficiada e ganhou 147 luminárias de LED.

CONSÓRCIO

Os serviços de substituição das luminárias públicas por LED, que representam, até o momento, um investimento de R$ 89 mil, são realizados pelo consórcio formado pelas empresas Seven, Quantum e Fortnort (SQF IP Santos), que assumiu a responsabilidade pela manutenção e expansão da rede de iluminação pública de Santos desde abril de 2023.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Além da Garganta do Diabo, Litoral de SP tem outro ponto histórico de naufrágios

A Boca da Barra, em Itanhaém, é um dos pontos mais perigosos, onde já aconteceram diversos acidentes com embarcações

Diário Mais

Conheça detalhes do parque temático da Cacau Show que deve ser construído em SP

O projeto foi apresentado em junho ao Secretário-Chefe da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo, Arthur Luis Lima

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter