O autor do livro, o jornalista e escritor José Carlos Silvares conhecia Lupércio há 38 anos, mas foi no convívio recente, mais estreito, em entrevistas semanais, que conseguiu reunir com orientação dele e de familiares as informações que abastecem o livro / DIVULGAÇÃO
Continua depois da publicidade
A trajetória do empresário e advogado Lupércio Mussi é desvendada em livro biográfico que será lançado no dia 15 de janeiro, durante evento às 16 horas nos salões do Saint Mary’s School, à Rua Euclides da Cunha, 241, antigo prédio da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica de Santos (Unisantos) e em frente à Igreja da Pompéia.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
O autor do livro, o jornalista e escritor José Carlos Silvares conhecia Lupércio há 38 anos, mas foi no convívio recente, mais estreito, em entrevistas semanais, que conseguiu reunir com orientação dele e de familiares as informações que abastecem o livro.
“Ele sempre foi um homem à frente de seu tempo”, diz, para recordar que Lupércio Mussi implantou a primeira emissora de TV em circuito fechado em Santos, depois a transformou na TV Litoral (atual Santa Cecília) e nesse trajeto também instalou as rádios Litoral, Hot 98 e Massa FM e empreendeu em outras áreas, além de atuar como advogado.
Continua depois da publicidade
“Foram quase cinco meses de entrevistas intensas, em que Lupércio reunia um arsenal de informações em cada visita minha à sua casa. Ele, justamente, o homem da informação, da comunicação, da expressão em sua mais profunda e intensa força de sentimento, percebeu que já não havia tempo para novos passos e, sabendo-se doente, correu contra o tempo, municiando-me com farto material, em um desvendar de arquivos e de citações”.
Em 112 páginas, repletas de informação e imagens estão reveladas a origem em imigrantes libaneses, a chegada do primeiro Mussi da família, o encontro com outras famílias que se instalaram em Amparo, no interior do estado de São Paulo, onde Lupércio nasceu. E ainda, os primeiros passos, a vinda para Santos acompanhando o pai, o guarda civil Bigode, prestativo e reconhecido por sua atuação junto à comunidade; a formação escolar, os empregos desde os 16 anos; as ousadas ações para obter um espaço na Estação Rodoviária de Santos e, depois, para implantar as emissoras de rádio e TV, entre outros temas que percorrem essa trajetória.
O livro teve o design, produção gráfica e tratamento de imagens pelo publicitário Paulo Henrique Farias, da empresa PH3. O patrocínio foi da Saint Mary’s School, uma das empresas do conglomerado Mussi.
Lupércio faleceu em 26 de abril de 2021 sem ver a obra pronta. Mas o livro eterniza a sua vida plena de realizações e o seu legado à família e aos amigos.
Continua depois da publicidade