Limpeza morro Santos / Divulgação
Continua depois da publicidade
Sacos de lixo, garrafas PET, embalagens de toda natureza, papelão, entulho e até vidro estavam entre os 1.930 quilos de detritos retirados somente na quarta-feira (19) da encosta e de pontos de descarte irregular de inservíveis no Morro São Bento.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Parcela desse volume também inclui materiais recolhidos no Morro Santa Maria, áreas dos morros José Menino e Fontana, Vila Progresso e Largo da Caveira (Penha).
De acordo com uma das responsáveis da Secretaria de Serviços Públicos pelo gerenciamento e acompanhamento da limpeza dos 21 morros, Eliane Ribeiro, todos os morros contam com coleta domiciliar e diária de lixo, com início às 6h30, de segunda a sábado, prosseguindo até o término do recolhimento. O serviço só não é realizado aos domingos e feriados. De qualquer forma, a legislação municipal determina que a Cidade não pode ficar dois dias seguidos sem coleta de lixo, independentemente da existência de feriados na sequência.
Continua depois da publicidade
"O descarte de entulho, sacos de lixo e qualquer tipo de detrito pode desestabilizar trechos de encosta e causar deslizamentos, sobretudo em épocas de chuvas mais fortes, com consequências imprevisíveis", alerta Eliane.
Na sequência da limpeza, é feito o corte do mato, a fim de restituir a aparência e estimular a manutenção correta do local.