SANTOS

Lei do turismo de um dia completa 1 ano com 5,8 mil autorizações a veículos e 33 multas aplicadas em

Entre as ações está uma identificação visual nos veículos que trazem os turistas, a PET

Da Reportagem

Publicado em 19/12/2022 às 18:43

Compartilhe:

CET-Santos / Divulgação/PMS

Criado para organizar o fluxo de turistas de um dia e planejar ações para receber cada vez melhor os visitantes em Santos, o projeto Turista Legal completa um ano nesta terça-feira (20). Desde que a legislação entrou em vigor, a Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) já forneceu mais 5,8 mil autorizações - a Permissão Especial de Tráfego (PET) - para que veículos venham à Cidade por um dia.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e Agência de Transporte de São Paulo (Artesp), foram realizadas diversas operações de fiscalização e orientação, com a aplicação de 33 multas a veículos que desrespeitaram a lei.

COMO FUNCIONA

O projeto consiste no cadastro obrigatório de vans, micro-ônibus, ônibus, motorhomes, trailers e similares, com capacidade superior a 10 pessoas, que venham à Cidade para permanecer por um dia para visitar as praias ou participar de eventos culturais, artísticos, náuticos, esportivos, religiosos, fúnebres, filantrópicos, city tours, ecológicos, acadêmicos, científicos, negócios, feiras, cruzeiros marítimos e de pesca. Entre as ações está uma identificação visual nos veículos que trazem os turistas, a PET.

Os responsáveis por estes veículos devem se cadastrar no Sistur ((https://www.egov.santos.sp.gov.br/turismo/Usuario/Autenticar) três dias úteis antes de chegarem à Cidade. Para turismo de praia, também será obrigatório apresentar documentos que comprovem o pagamento, mesmo que parcial, de reserva em hotéis, pousadas, pensões ou estabelecimentos similares (day use), além de reserva em estacionamento privado - já que os portadores da PET não poderão estacionar nas vias públicas.  

Com o cadastro realizado, a Seectur emite a PET, que deverá ser afixada no pára-brisa dianteiro durante todo o dia de estadia em Santos. Conforme a legislação, eles não poderão circular no Município entre meia-noite e 7h. Em caso de descumprimento da lei, os infratores estarão sujeitos a multa de R$ 2 mil, que pode ser aplicada em dobro em caso de reincidência. Os recursos arrecadados são destinados ao Fundo Municipal de Turismo.

A secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, Selley Storino, ressaltou que o objetivo do 'Turista legal' nunca foi desestimular a vinda dos turistas de um dia, mas organizar a atividade a fim de que Santos receba cada vez mais visitantes de forma organizada, planejando ações nas áreas de trânsito, segurança e saúde, por exemplo. "E estimular que a atividade turística seja boa tanto para os visitantes quanto para os moradores, além de gerar renda e criar empregos para a Cidade".

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Saiba qual cidade tem o metro quadrado mais caro do litoral de SP

Levantamento foi elaborado pelo DataZap

Cotidiano

Jovem de 14 anos desaparece em rio do Vale do Ribeira

Garoto nadava em rio na companhia de outros menores quando acabou levado pela correnteza

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter