Santos

Justiça suspende decisão do Condepasa sobre tombamento do Campus Boqueirão da UniSantos

Novo episódio envolvendo o processo de tombamento do Campus Boqueirão da Universidade Católica de Santos (UniSantos)

Carlos Ratton

Publicado em 15/02/2022 às 18:22

Atualizado em 15/02/2022 às 18:32

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Justiça derruba a decisão da Condepasa / Nair Bueno/DL

Continua depois da publicidade

Em decisão nesta terça-feira (15), a juíza Fernanda Menna Pinto Peres, da Primeira Vara da Fazenda Pública de Santos, suspendeu a eficácia do arquivamento, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa), do pedido de abertura de tombamento do prédio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos (FAUS).
 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A magistrada atendeu mandado de segurança impetrado pelo advogado Henrique Lesser Pabst, que vinha ingressado na Justiça com uma ação popular pedindo a preservação também do prédio da Faculdade de Direito, conhecido como Casa Amarela. Esse último também foi rejeitado pelo Condepasa por conta da falta de documentação.  

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Condepasa nega o pedido de tombamento do Campus Boqueirão da UniSantos

• Condepasa decide hoje o destino do Campus Boqueirão da UniSantos

• Conselho de Arquitetura e Urbanismo aprova tombamento de Campus da UniSantos

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A Justiça já havia concedido liminar (decisão provisória) à ação de Pabst por suposto ato lesivo ao patrimônio artístico, estético, histórico ou turístico de Santos. O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) já havia se manifestado favorável a decisão proferida pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), que negou recurso da Sociedade Visconde de São Leopoldo que, com a nova decisão, volta a ficar de “mãos atadas” em relação ao futuro das edificações até decisão em última instância.    

Continua depois da publicidade

A São Leopoldo já se manifestou que a transferência dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Direito para o Campus Dom Idílio José Soares faz parte de um projeto institucional de reunir todos os cursos e que, além da construção de novos laboratórios e espaços diferenciados de aprendizado, a Universidade também investirá em uma moderna infraestrutura para abrigar os serviços nas áreas jurídicas e de saúde, ampliando o atendimento à comunidade.

No sentido de potencializar o ecossistema de inovação, o projeto prevê a construção do Católica Innovation Hub, espaço destinado à expansão do Ecossistema de Inovação da UniSantos, ampliando a integração de estudantes, docentes e pesquisadores de todas as áreas, com os núcleos de inovação de empresas de portes e segmentos diversificados.

Na área cultural e esportiva, o ‘novo’ Campus Dom Idílio José Soares contará com um teatro, visando fomentar atividades culturais na região, com capacidade para cerca de 500 pessoas, e uma quadra poliesportiva.Em relação às edificações do Campus Boqueirão, elas serão devolvidas à Sociedade Visconde de São Leopoldo. A UniSantos garante que não anunciou a venda dos imóveis.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software