Santos

Junho Vermelho: reserve um tempo para doar sangue

Mês de junho é dedicado à conscientização sobre a necessidade de doar sangue

Da Reportagem

Publicado em 02/06/2023 às 09:24

Atualizado em 02/06/2023 às 09:40

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Os candidatos têm que levar documento oficial com foto (não pode ser a foto do documento). Podem doar pessoas de 16 a 69 anos, sendo que os menores de idade devem estar acompanhados dos responsáveis / Divulgação/PMS

Continua depois da publicidade

O soldador Humberto Rosa, 38 anos, saiu de sua casa em São Vicente mais cedo na manhã desta quinta-feira (1º) para um gesto nobre, mas que para ele é usual: reservou 30 minutos para doar sangue no banco da Santa Casa de Santos (Jabaquara). Ele não sabia, mas foi um dos primeiros a doar na unidade no primeiro dia de um período especial: Junho Vermelho, mês voltado à conscientização e incentivo para esse ato.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

“Há pelo menos dez anos faço a doação uma vez por ano. Só esqueci uma vez pela correria do trabalho”, conta Humberto, que acredita ter sangue do tipo O+. O motivo desta vez foi porque um amigo, Gilvan Santiago, tinha passado por uma cirurgia cardíaca. “A gente sabe que esse tipo de operação precisa de bastante sangue para o paciente”.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Ponto histórico de Santos começa visita interativa neste final de semana

Quem também veio de longe para doar foi a professora Adriana de Fátima Lopes da Silva, 48. Ela saiu de Praia Grande e, depois de poucos minutos na triagem do Banco de Sangue, já estava posicionada para uma de suas veias do braço receber a agulha que extrairia uma quantidade de seu sangue.

Para Adriana, o ato tem o significado da gratidão. “Meu pai ficou muito tempo internado em hospital. E precisou de muito sangue. Há dois anos, procuro doar como forma de retribuição ao carinho que minha família recebeu. A gente nunca sabe quando vai precisar”.

Continua depois da publicidade

RÁPIDO E FÁCIL

Coordenadora do Banco de Sangue da Santa Casa de Santos, a biomédica Tatiana Rodrigues Garcia conta que o processo é rápido e fácil. O candidato passa por uma triagem, na qual são verificadas a pressão arterial e temperatura corpórea, depois é feito teste de glicemia. Na sequência, o interessado tem que responder a um questionário. “A doação varia de 5 a 10 minutos”.

Os candidatos têm que levar documento oficial com foto (não pode ser a foto do documento). Podem doar pessoas de 16 a 69 anos, sendo que os menores de idade devem estar acompanhados dos responsáveis. “As pessoas devem vir alimentadas, não podem estar em jejum. O ideal é que tenham feito refeição pelo menos duas horas antes”.

Continua depois da publicidade

O Banco de Sangue da Santa Casa está com média de 60 doações diárias. No período mais crítico da pandemia de covid-19, o número baixou para 20 por dia, deixando o estoque em situação bem precária. Atualmente, há estoque baixo dos tipos O+ e O-.

SERVIÇO

Localizado na Avenida Cláudio Luiz da Costa, 50 (Jabaquara), o Banco de Sangue da Santa Casa de recebe candidatos à doação de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e aos sábados, das 7h às 11h. Há gratuidade, por duas horas, no estacionamento da instituição para quem for doar.

Continua depois da publicidade

Esta iniciativa contempla o item 3 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Saúde e Bem-estar. Conheça os outros itens dos ODS.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software