Iniciativas 'Jovens Embaixadores do Clima' e 'Jovens Repórteres do Clima' são uma realização do Departamento de Políticas Públicas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Depods/OTC), Coordenadoria de Políticas para Infância e Juventude (Cojuv/Se / Divulgação/PMS
Continua depois da publicidade
Neste sábado (11), a partir das 14h, o tema da primeira formação do último encontro do programa de Jovens Embaixadores do Clima, será "Diversidade e Desigualdades Sociais". Em seguida, os integrantes participarão do workshop "Leis de Incentivo – Como acessá-las?". A reunião será na sede da Associação Comercial de Santos (ACS), no Centro Histórico de Santos.
O objetivo é apresentar as últimas ferramentas para a criação do projeto de impacto local, pautado nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que deverá ser entregue pelos participantes até 31 de maio. Os que concluírem serão diplomados como ‘Embaixadores pelo Clima, Cultura Oceânica e Agenda 2030’, tornando-se multiplicadores de pautas sustentáveis e mentores para as próximas turmas, enquanto os 12 comunicadores sociais que acompanham e divulgam as atividades realizadas na iniciativa, desde 9 de março, serão diplomados como ‘Jovens Repórteres pelo Clima, Cultura Oceânica e Agenda 2030’.
Continua depois da publicidade
Para abordar o primeiro tema da tarde, a coordenadora do Comitê de Sustentabilidade da ACS, Andréa Ribeiro, e o educomunicador do Instituto Devir Educom, Carlos Alexandre Guimarães, explorarão a transversalidade dos ODS, 1, 5, 8 e 10 em atividades dinâmicas. As bandeiras representam erradicação da pobreza, igualdade de gênero, trabalho decente e redução das desigualdades, respectivamente. Guimarães explica que, apesar de serem objetivos referentes às questões sociais, eles têm relação com outras bandeiras. “Os ODS ligados às questões ambientais se interconectam com o social pela importância de localizar a contribuição humana para o ambiente”, explica Guimarães.
Em seguida, complementando a formação, a coordenadora de Defesa de Políticas para Pessoas com Deficiência (Semulher), Cristiane Zamari, e a coordenadora de Políticas para a Diversidade (Semulher), Taiane Miyake, apresentarão a legislação existente e as ações da Prefeitura de Santos para a inclusão de pessoas com deficiência e para o enfrentamento à LGBTfobia.
Continua depois da publicidade
Cristiane destaca que pessoas com deficiência são cidadãs, com direitos e deveres, que precisam de acessibilidade e de ações de inclusão em todos os aspectos da vida. “A inclusão é uma responsabilidade social, de modo que todos são corresponsáveis pela sua promoção”.
Para Taiane, sensibilizar a sociedade sobre o respeito à diversidade sexual é o primeiro passo para a minimização dos efeitos da marginalização a que pessoas LGBT+ são submetidas. “Compreendemos que o preconceito, fundamento para a discriminação, é fruto da ignorância e da falta de informação. Para promover a cidadania LGBT+, precisamos desconstruir as ideias equivocadas sobre a população de gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e travestis”.
Por fim, o sócio-diretor da Nunes Projetos Incentivados, Diego Nunes, comanda a última das 17 formações dos Jovens Embaixadores do Clima. As leis de incentivo, pauta do workshop, foram criadas pelos governos para promover e estimular determinadas atividades esportivas, sociais ou culturais por meio de incentivos fiscais, financeiros ou outros benefícios. De acordo com o especialista, essas legislações podem gerar um impacto maior nos projetos que serão desenvolvidos pelos participantes.
Continua depois da publicidade
“Elas colaboram para que as iniciativas sejam retiradas do papel e desenvolvidas na prática. De forma que esses projetos tenham investimentos sociais e possam contar com outros atores do ecossistema, o poder público, a iniciativa privada e o terceiro setor”.
O Movimento ODS Santos 2030 é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Santos e a Associação Comercial de Santos. Já as iniciativas ‘Jovens Embaixadores do Clima’ e ‘Jovens Repórteres do Clima’ são uma realização do Departamento de Políticas Públicas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Depods/OTC), Coordenadoria de Políticas para Infância e Juventude (Cojuv/Semulher), Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam) e Conselho Municipal da Juventude de Santos (CMJ).
Também são parceiros no projeto a Associação Comercial de Santos Jovem, Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), clubes de Rotaract de Santos, Santos Porto e Santos Gonzaga, Fundação Parque Tecnológico de Santos (FPTS), Inove - Diálogo Jovem, Instituto Devir Educom, Politize!/Mapa Educação/Instituto Oiti, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Unesco Youth Advisory Board, Unimar Agenciamentos Marítimos Ltda. e Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (Umapaz).
Continua depois da publicidade