Cerca de 100 jovens estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio acompanharam as informações sobre números de acidentes e mortes no trânsito e as principais causas de ocorrências expostas pelo especialista da CET / Divulgação/PMS
Continua depois da publicidade
Nos últimos dias do mês que chama a atenção para a triste realidade de mortes no trânsito, foi a iniciativa de jovens que levou educadores da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) à Escola Estadual Professora Alzira Martins Lichti, na manhã desta terça-feira (23). O Maio Amarelo foi justamente o que motivou a palestra com os profissionais, atendendo à solicitação que partiu do grêmio estudantil do colégio localizado no Morro da Nova Cintra.
Cerca de 100 jovens estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, além de professores, acompanharam, inicialmente, as informações sobre números de acidentes e mortes no trânsito e as principais causas de ocorrências expostas pelo especialista da CET, Adriano Mosna. À plateia juvenil ele frisou a necessidade do convívio em harmonia para transformar a atual realidade do trânsito.
Continua depois da publicidade
"Essa também é uma questão coletiva. Da mesma forma que na escola, no trabalho e em outros grupos de convivência social é preciso haver respeito, assim deve ser também no trânsito. Isso vale para o pedestre, o ciclista, o motociclista, o motorista. Cada um tem sua importância e responsabilidade", enfatizou.
Ainda como parte da apresentação, expôs vídeo produzido para uma das campanhas educativas da CET sobre jovens que ficaram com sequelas permanentes após acidente de trânsito.
Continua depois da publicidade
FUTURO
No complemento à explanação, os estudantes puderam participar da dinâmica com uso de óculos especiais e entender o quanto os reflexos são comprometidos após o consumo de álcool e os perigos de assumir a direção de um veículo em tais condições. Os dois operadores de tráfego que fazem parte da equipe do Programa de Educação para o Trânsito, Hércules e Eleno, conduziram os estudantes no exercício prático.
"A palestra, a demonstração, foi tudo muito interessante. E temos que refletir, pois, no futuro, a maioria de nós será motorista, motociclista", avaliou Luiz Guilherme da Costa Passos, 14 anos, do 9º ano do Ensino Fundamental.
Continua depois da publicidade
Representante do grêmio estudantil, Andrey Bezerra da Silva, 18, do 3º ano do Ensino Médio, explicou que a entidade atua para trazer as questões sociais para o meio escolar. "O Maio Amarelo e esse trabalho educativo da CET vêm ao encontro da proposta de trabalho do grêmio. E essa atividade hoje aqui foi excelente, inclusive com uma dinâmica que deu para entender claramente".
A gestora escolar Sandra De Souza Stefanone reforçou que a iniciativa de levar os educadores da CET à unidade foi do grêmio, que atua em conjunto com a equipe da escola. "Esse programa está dentro do que prevê o nosso projeto de ensino, que é de atitudes positivas dos alunos, do comprometimento coletivo".
Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Educação de Qualidade
Continua depois da publicidade