Santos

Isolamento segue, mas prefeitos estudam reunião para debater volta gradativa do comércio

Nova reunião entre os nove chefes dos municípios foi realizada durante esta terça-feira

LG Rodrigues

Publicado em 31/03/2020 às 12:05

Atualizado em 31/03/2020 às 13:15

Compartilhe:

Prefeitos devem realizar novas reuniões durante abril para estudar evolução de casos na Região / Nair Bueno/Diário do Litoral

Os nove prefeitos dos municípios da Baixada Santista decidiram, durante a manhã desta terça-feira (31), manter o isolamento que já ocorre há duas semanas em toda a Região. Apesar disso, os administradores afirmaram que já estudam promover um encontro, para o próximo sábado (4), entre prefeitos, associações comerciais e sindicatos para criar um diálogo com o objetivo de conceber um plano regional para preparar o retorno gradativo dos estabelecimentos comerciais, trabalhando de forma escalonada e gradual.

A princípio, esse encontro entre poder público e comerciantes deverá ser feito apenas depois que uma avaliação sobre os casos de doença for efetuada. A princípio, a Baixada Santista deve acompanhar as determinações do Governo do Estado e manterá a quarentena da mesma maneira como ela vem ocorrendo até o próximo dia 7 de abril.

As decisões foram tomadas na manhã desta terça-feira, após vídeo conferência que contou com a presença de todos os prefeitos que fazem parte do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb).

Durante o debate, os prefeitos também decidiram definir outras medidas como passar a trabalhar em conjunto na hora de adquirir insumos da saúde. A ideia foi concebida com o objetivo de ganhar escala e reduzir custos. As prefeituras também solicitaram maior rapidez do Estado nos exames do PCR para possível detecção do coronavírus.

Na área da educação, devido à interligação das redes municipais, com profissionais trabalhando em mais de uma cidade, será estudado em nível regional, um calendário único para os municípios, a partir das definições em nível Estadual e Federal.

Os nove municípios também decidiram por mapear as demandas regionais para estruturação completa dos leitos hospitalares em implantação, para que as cidades tenham todos os insumos e equipamentos necessários, como de respiradores, produto em falta no mercado. Os prefeitos também solicitam transparência dos dados e mais apoio do Estado e da União no combate à doença e apoio ao isolamento dos moradores durante a quarentena.

NÚMEROS.
Atualmente, apenas a cidade de Santos conta com mais de 280 casos suspeitos notificados de coronavírus e já confirmou, por exames, pelo menos 30 ao mesmo tempo em que investiga mais de cinco mortes. Praia Grande já registrou dois óbitos pelo covid-19 e mais de 100 pessoas estão internadas em hospitais de toda a Baixada Santista recebendo tratamento intensivo. Ao todo, a Região já acumula quase 900 suspeitas

 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

PAT do Litoral de SP oferece 286 vagas de emprego

Os requisitos variam de acordo com os cargos

Diário Mais

OVNI já apareceu para moradores no Litoral de SP; conheça a história

Caso aconteceu durante os anos 90 e teve repercussão mundial

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter