SANTOS

Início da construção de 574 moradias e regularização imobiliária marcam aniversário de Santos

Para oficializar os trabalhos, houve cerimônia ao lado do terreno Prainha do Ilhéu, onde será construído o Conjunto Habitacional Santos AB Prainha

Da Reportagem

Publicado em 26/01/2023 às 19:02

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Construção de moradias foi iniciada em terreno do Bom Retiro, conhecido como Prainha do Ilhéu / fotos: Isabela Carrari

Continua depois da publicidade

O aniversário de 477 anos de Santos foi ainda mais especial para quem sonha com a casa própria na Cidade. Nesta quinta-feira (26), foi entregue a regularização imobiliária de 189 moradias e iniciadas as obras para a construção de mais 574 unidades habitacionais, ambas ações na Zona Noroeste.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Santos comemora 477 anos com homenagens cívicas e ato religioso

• Santos contrata empresa e retomada das obras no Coliseu fica mais próxima

• Governo de SP anuncia início das obras para construção de 574 moradias em Santos

Para oficializar os trabalhos, houve cerimônia ao lado do terreno Prainha do Ilhéu, onde será construído o Conjunto Habitacional Santos AB – Prainha. O evento contou com a presença dos moradores que receberam os títulos das residências em mãos, do Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, entre outras autoridades.

"A pessoa que está recebendo a escritura agora vai poder ter crédito no banco, passar a residência para o nome do filho e até vendê-la para comprar uma casa ainda melhor", explicou o governador em relação às regularizações. Tarcísio de Freitas ainda parabenizou Santos pelo aniversário e foi o responsável por ligar uma retroescavadeira no Prainha, simbolizando o pontapé inicial da construção do novo conjunto habitacional.

Continua depois da publicidade

"Hoje é um grande dia, da conquista desse documento que é sinônimo de dignidade, de segurança e que transforma uma casa em lar. Quero homenagear Pelé, que sem ele a Vila Pelé não existiria, e dizer que a Cidade é feita por muita gente, mas nesse aniversário de 477 anos, a festa é de vocês", disse o prefeito Rogério Santos.

PARCERIA

A regularização imobiliária contemplou 92 famílias da Vila Pelé (Rádio Clube) e 97 famílias do Zeis 1 – Pantanal de Cima (Morro Santa Maria). A ação se tornou possível graças ao convênio de cooperação técnica entre o Município e o Estado, através do Programa Cidade Legal, da Secretaria Estadual de Habitação, que viabilizou o levantamento topográfico e socioeconômico das áreas.

Continua depois da publicidade

O Governo Federal também teve papel fundamental no que diz respeito a área da Vila Pelé, que foi repassada pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU) para Santos, proporcionando a regulamentação do local.

SANTOS AB – PRAINHA

OConjunto Habitacional Santos AB – Prainha também é resultado de parceria entre Prefeitura (através da Cohab-Santista), Governo do Estado (CDHU) e Governo Federal (SPU). Em março de 2022, Santos conseguiu a doação do terreno conhecido como Prainha do Ilhéu (Bom Retiro). Antes propriedade da União, agora o endereço pertence à Prefeitura e será utilizado para a construção das 574 unidades habitacionais.

Continua depois da publicidade

Com 63 mil metros quadrados, a área é avaliada em R$ 43 milhões. No local será erguido o Conjunto Santos-AB Prainha, formado por prédios de quatro andares, que comportarão apartamentos de dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, em unidades de 44,15 a 49,08m². Também haverá área de lazer e estacionamento. As obras são realizadas pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).

VILA PELÉ

A Vila Pelé I começou a ser construída em 1996, com os moradores construindo suas casas com financiamento público. Já a Vila Pelé II foi erguida a partir de 2008, também no Rádio Clube, para atender a demanda habitacional do Caminho São José, no Dique da Vila Gilda.

Continua depois da publicidade

Ao todo, foram entregues 84 matrículas na Vila Pelé I e 8 na Vila Pelé II, elas se somam às 199 entregues em abril de 2022 (131 na Vila Pelé 1 e 68 na Vila Pelé II). Ou seja, num intervalo de pouco mais de um ano, 291 moradias foram regularizadas no bairro.

PANTANAL DE CIMA

A área da Zeis 1 (Zona Especial de Interesse Social) começou a ser ocupada no início da década de 1990 e posteriormente foi adquirida pela Associação dos Ocupantes da Nova Cintra. Agora, 97 moradores do local poderão contar com a segurança da obtenção da matrícula do imóvel e realizar plenamente o sonho da casa própria que começou há mais de 30 anos.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software