SANTOS

Início da construção de 574 moradias e regularização imobiliária marcam aniversário de Santos

Para oficializar os trabalhos, houve cerimônia ao lado do terreno Prainha do Ilhéu, onde será construído o Conjunto Habitacional Santos AB Prainha

Da Reportagem

Publicado em 26/01/2023 às 19:02

Compartilhe:

Construção de moradias foi iniciada em terreno do Bom Retiro, conhecido como Prainha do Ilhéu / fotos: Isabela Carrari

O aniversário de 477 anos de Santos foi ainda mais especial para quem sonha com a casa própria na Cidade. Nesta quinta-feira (26), foi entregue a regularização imobiliária de 189 moradias e iniciadas as obras para a construção de mais 574 unidades habitacionais, ambas ações na Zona Noroeste.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Para oficializar os trabalhos, houve cerimônia ao lado do terreno Prainha do Ilhéu, onde será construído o Conjunto Habitacional Santos AB – Prainha. O evento contou com a presença dos moradores que receberam os títulos das residências em mãos, do Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, entre outras autoridades.

"A pessoa que está recebendo a escritura agora vai poder ter crédito no banco, passar a residência para o nome do filho e até vendê-la para comprar uma casa ainda melhor", explicou o governador em relação às regularizações. Tarcísio de Freitas ainda parabenizou Santos pelo aniversário e foi o responsável por ligar uma retroescavadeira no Prainha, simbolizando o pontapé inicial da construção do novo conjunto habitacional.

"Hoje é um grande dia, da conquista desse documento que é sinônimo de dignidade, de segurança e que transforma uma casa em lar. Quero homenagear Pelé, que sem ele a Vila Pelé não existiria, e dizer que a Cidade é feita por muita gente, mas nesse aniversário de 477 anos, a festa é de vocês", disse o prefeito Rogério Santos.

PARCERIA

A regularização imobiliária contemplou 92 famílias da Vila Pelé (Rádio Clube) e 97 famílias do Zeis 1 – Pantanal de Cima (Morro Santa Maria). A ação se tornou possível graças ao convênio de cooperação técnica entre o Município e o Estado, através do Programa Cidade Legal, da Secretaria Estadual de Habitação, que viabilizou o levantamento topográfico e socioeconômico das áreas.

O Governo Federal também teve papel fundamental no que diz respeito a área da Vila Pelé, que foi repassada pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU) para Santos, proporcionando a regulamentação do local.

SANTOS AB – PRAINHA

OConjunto Habitacional Santos AB – Prainha também é resultado de parceria entre Prefeitura (através da Cohab-Santista), Governo do Estado (CDHU) e Governo Federal (SPU). Em março de 2022, Santos conseguiu a doação do terreno conhecido como Prainha do Ilhéu (Bom Retiro). Antes propriedade da União, agora o endereço pertence à Prefeitura e será utilizado para a construção das 574 unidades habitacionais.

Com 63 mil metros quadrados, a área é avaliada em R$ 43 milhões. No local será erguido o Conjunto Santos-AB Prainha, formado por prédios de quatro andares, que comportarão apartamentos de dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, em unidades de 44,15 a 49,08m². Também haverá área de lazer e estacionamento. As obras são realizadas pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).

VILA PELÉ

A Vila Pelé I começou a ser construída em 1996, com os moradores construindo suas casas com financiamento público. Já a Vila Pelé II foi erguida a partir de 2008, também no Rádio Clube, para atender a demanda habitacional do Caminho São José, no Dique da Vila Gilda.

Ao todo, foram entregues 84 matrículas na Vila Pelé I e 8 na Vila Pelé II, elas se somam às 199 entregues em abril de 2022 (131 na Vila Pelé 1 e 68 na Vila Pelé II). Ou seja, num intervalo de pouco mais de um ano, 291 moradias foram regularizadas no bairro.

PANTANAL DE CIMA

A área da Zeis 1 (Zona Especial de Interesse Social) começou a ser ocupada no início da década de 1990 e posteriormente foi adquirida pela Associação dos Ocupantes da Nova Cintra. Agora, 97 moradores do local poderão contar com a segurança da obtenção da matrícula do imóvel e realizar plenamente o sonho da casa própria que começou há mais de 30 anos.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Bertioga

Cidade do Litoral de SP recebe relíquias da maior santa dos tempos modernos

Ação também contará com carreata, missas e vigília

Diário Mais

'Semana do Cinema' terá ingressos por apenas R$ 12,00; confira dicas

Diário do Litoral separou algumas dicas de filmes que poderão ser conferidos pelo valor promocional

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter