Trabalhos começaram no trecho entre o canal 3 e a Rua Eloy Fernandes / fotos: Francisco Arrais
Continua depois da publicidade
A presença de retroescavadeiras e caminhões na via tem caráter provisório e, ao final dos trabalhos, todos vão poder contar com uma via mais acessível, beneficiando estabelecimentos de negócios e motoristas. Essa foi a tônica dos comentários de comerciantes e de quem passou pela Rua Azevedo Sodré (Boqueirão) nesta terça-feira (9), primeiro dia das intervenções no local.
Os trabalhos começaram pela remoção do pavimento – leito e calçadas, que serão renovados junto a outras melhorias como novo sistema de drenagem, embutimento de fios de redes de telefonia e internet, passeios acessíveis, novas guias e sarjetas, arborização e mais segurança com nova lombofaixa. Em função dos trabalhos de grande porte, o trânsito na região foi reprogramado.
Continua depois da publicidade
Proprietário da Bodeguita da Vila, Leonardo Seixas comentou que as intervenções do momento serão “compensadas” no final. “O projeto vai melhorar muito o fluxo de pessoas por aqui. A rua ficará mais bonita e moderna”.
O mesmo pensamento tem um dos sócios da loja de moda masculina da Pison Homem, Mário Ferrari. “Boa parte dos nossos clientes chega aqui de carro. Acredito que o movimento vai melhorar quando os trabalhos estiverem concluídos. Penso que tudo o que é feito de boa vontade é sempre para melhor”.
Continua depois da publicidade
Para Carlos Edgard, motorista de uma empresa de seguros, os transtornos com relação às obras são normais. “Depois de pronto, vai ficar bem bacana”. O motorista de aplicativo Rodrigo Paiva também se mostra otimista. “É normal um pouco de confusão agora. Mas depois, quando as obras acabarem, vai ficar bacana aqui”.
A revitalização da Rua Azevedo Sodré está inserida em um pacote de intervenções programado pela Prefeitura que compreende 74 vias de 19 bairros, em um investimento de R$ 200 milhões.
O trecho de 500 metros da Azevedo Sodré que será contemplado com a revitalização será realizado por etapas. A primeira, entre a Avenida Washington Luís (canal 3) e a Rua Eloy Fernandes, deve durar um mês. A segunda fase vai da Rua Eloy Fernandes à Rua Firmino Barbosa; a terceira, entre as ruas Firmino Barbosa e Waldomiro Silveira e, a quarta e última etapa, entre a Waldomiro Silveira e a Avenida Conselheiro Nébias.
Continua depois da publicidade
O projeto foi elaborado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e está sendo executado pela Fortnort Engenharia, vencedora de licitação, com investimento de R$ 6.272.790,94, valor custeado pelo governo estadual.
Confira aqui as mudanças no trânsito da região.
Continua depois da publicidade