A segunda fase de obras do Novo Quebra-Mar tem prazo contratual de entrega de 12 meses / Divulgação/ Prefeitura de Santos
Continua depois da publicidade
Com serviços de sondagem e topografia, teve início nesta quinta-feira (3) a segunda fase de obras do Novo Quebra-Mar, para remodelação do Parque Municipal Roberto Mário Santini, um dos cartões postais de Santos. O objetivo é transformar o local de lazer e esportes em um espaço mais moderno, bonito e seguro, com novas atrações para entretenimento, gastronomia e contemplação.
A sondagem, primeira etapa da obra, vai levar três dias. É o processo de reconhecimento das características do terreno que auxilia no desenvolvimento da obra. Ao mesmo tempo, está sendo feito o estudo topográfico para verificar o nivelamento e alinhamento da construção com relação ao terreno.
Continua depois da publicidade
Depois disso, começam algumas demolições com maquinário para intervenções de drenagem e, em paralelo, a elaboração do projeto executivo, com todos os detalhes dos materiais e componentes que serão usados no processo de construção. É um manual de instruções para quem está trabalhando no canteiro de obras.
CARACTERÍSTICAS
Continua depois da publicidade
A segunda fase de obras do Novo Quebra-Mar tem prazo contratual de entrega de 12 meses. Serão construídos a pista de patinação, a quadra de basquete 3x3 e o parque de águas com fonte interativa. A fonte vai ter um equipamento instagramável para as pessoas tirarem foto, com água e Santos de fundo, funcionando como uma moldura para a imagem, um quadro em que seja possível entrar para registrar o momento.
Será realizada a infraestrutura da praça de alimentação e iluminação, obras de drenagem, hidráulica e elétrica, remodelação do piso e renovação do mobiliário. Ainda estão previstas as reformas da arquibancada e dos prédios que ficam no emissário, como o Museu do Surf, Torre dos Jurados e a Escola Radical de Surfe. O monumento de Tomie Ohtake passará por recuperação e será construído um novo mirante, como se fosse uma arquibancada para o monumento.
INFRAESTRUTURA
Continua depois da publicidade
"A ideia é que sejam realizados primeiro os serviços de elétrica, hidráulica e de drenagem, ou seja, toda a infraestrutura do Parque Municipal Roberto Mário Santini. Já para entrega das intervenções desta etapa, serão priorizadas a pista de patinação, a quadra de basquete 3x3, e a recuperação da escultura de Tomie Otake, com a construção do novo mirante" diz o secretário adjunto de Infraestrutura e Edificações, Luiz Felipe Tonelli Távora.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
A obra, no valor de R$ 13,4 milhões, está a cargo da Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi), com serviços executados pela TMK Engenharia, empresa vencedora da licitação. A construtora será responsável pela implantação da infraestrutura e equipamentos infantis e de lazer.
Obra em etapas permite entrega dos espaços à medida que ficam prontos. A primeira etapa de obras está concluída e foram disponibilizados à população a pista de pump track (circuito com lombadas, usado por ciclistas e skatistas) e o espaço pet, que conta com bancos para os donos de bichinhos de estimação, áreas com grama e itens para os animais brincarem, além de espaço para bebedouro.
Continua depois da publicidade
Um trecho do jardim mais próximo à ciclovia, que passou por remodelação, também foi liberado. O espaço, que agora conta com novo paisagismo, recebeu instalações subterrâneas para cabeamento elétrico, drenagem e tubulações de água tratada e esgoto.
PRÓXIMAS LICITAÇÕES
O edital de licitação para a terceira etapa do projeto já está em fase de preparação. Essa etapa vai envolver os prédios de apoio, com banheiros, o pórtico de entrada do parque e a pista de asfalto de acesso lateral.
Continua depois da publicidade
Futuramente, haverá mais uma licitação, dessa vez para a construção da pista de skate. Essa obra será executada com recurso Federal. Já o novo playground com brinquedos, também previsto nessa fase, será totalmente custeado com recursos do Governo do Estado, a serem liberados via Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dadetur).
Continua depois da publicidade