SANTOS

Iniciada nova etapa de obras em corredor comercial da Zona Noroeste de Santos

O projeto da Prefeitura envolve o trecho entre as praças Jerônimo La Terza e José de Oliveira Lopes

Da Reportagem

Publicado em 18/07/2023 às 08:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Novos passeios seguirão o padrão Calçada para Todos, para melhorar acessibilidade / fotos: divulgação

Continua depois da publicidade

Começou nesta segunda-feira (17) a demolição do primeiro trecho de calçadas da Avenida Álvaro Guimarães, com cerca de 100 metros lineares, em mais uma etapa do processo de revitalização desse importante corredor comercial e de mobilidade do Rádio Clube. Os serviços tiveram início na quadra entre as vias Hugo Maia e Professor Romeu La Scala, lado ímpar da avenida.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O projeto da Prefeitura envolve o trecho entre as praças Jerônimo La Terza e José de Oliveira Lopes, com a substituição de passeios, obedecendo ao padrão do Programa Calçada para Todos, que possibilitará melhorias na trafegabilidade e na acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida. Também serão criadas faixas elevadas nas travessias, oferecendo mais conforto e segurança aos pedestres. As melhorias começaram em janeiro nas vias perpendiculares, em um conjunto de iniciativas da Prefeitura para tornar a área mais atraente a investimentos e à geração de empregos.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Campanha para pessoas em situação de rua recebe críticas em Santos

• Guarda Municipal de Santos detém dois homens por furto em cemitério

• Santos em busca de mais dois reforços

PROJETO 

Principal interligação do Rádio Clube com o bairro Castelo, a Avenida Álvaro Guimarães contará com nova pavimentação nos 900 metros entre as praças Jerônimo La Terza e José de Oliveira Lopes, conforme adiantou Wagner Ramos, secretário de Serviços Públicos, responsável pelo gerenciamento da execução.  O projeto de revitalização, incluindo paisagismo, foi desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e o prazo de conclusão é de 18 meses.

Continua depois da publicidade

Para melhorar o sistema de microdrenagem, serão instaladas 41 bocas de lobo, 16 poços de visita, 134m de novos ramais de captação e substituição de toda a tubulação da rede central, em um total de 592m, permitindo melhor escoamento das águas pluviais.

Para completar, prosseguiu o secretário, todo o paisagismo será reconfigurado, com a execução de grama e forrações e plantio de 51 árvores ornamentais regionais. “Além disso, a avenida ganhará bolsões e baias para a parada de ônibus, além de novo mobiliário urbano como bancos e lixeiras, garantindo uma nova identidade visual para essa região da Zona Noroeste”.

SERVIÇOS

Continua depois da publicidade

De acordo com o técnico em edificações Daniel Vinícius dos Santos, da equipe responsável pela supervisão das obras, já foi concluído o serviço de infraestrutura nas ruas Aniz Tranjan, Pádua Sales e Celestino Bourroul, que atravessam a Álvaro Guimarães, no trecho entre as vias Hugo Maia e Nilo Rodrigues Paz.

Também já foi instalada nova tubulação entre as vias Hugo Maia e Romeu La Scala, e entre a Romeu La Scala e a Kleiber Facundo Leite.

O projeto da Prefeitura prevê ainda nova tubulação para reforçar a drenagem do canal da Avenida Hugo Maia.

Continua depois da publicidade

INVESTIMENTO 

A execução do projeto de revitalização da Avenida Álvaro Guimarães e transversais está a cargo da empreiteira Sabino Comércio & Empreiteira Ltda., vencedora da concorrência pública. O investimento é de R$ 8.885.175,00, sendo R$ 7.995.654,93 do Governo do Estado e o restante, de recursos da Administração Municipal.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software