Santos

Iluminação na orla começa a ser restabelecida após furtos de fiação

Os serviços começaram no trecho entre o canal 3 e a Praça das Bandeiras, no Gonzaga

Da Reportagem

Publicado em 14/09/2021 às 20:25

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

GCM de Santos atendeu a 19 ocorrências relacionadas a furtos de fiação na região da orla / Divulgação/PMS

Continua depois da publicidade

O trabalho de recuperação das torres de iluminação instaladas na orla da praia, após danos causados pelo furto de fios, já foi iniciado pela Secretaria de Serviços Públicos de Santos (Seserp). Os serviços começaram no trecho entre o canal 3 e a Praça das Bandeiras, no Gonzaga, onde a ocorrência não comprometeu outros dispositivos do sistema. A expectativa é de que, caso não sejam identificados novos comprometimentos, a iluminação seja restabelecida nesta sexta-feira (17).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O contrato emergencial com a empresa vencedora da licitação para execução do reparo na iluminação nos demais trechos da orla será iniciado no começo da próxima semana.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Câmeras flagram tentativa de furto em escola e criminoso é preso

• Homem é preso após furto de fios elétricos em praça de Santos

A reativação do sistema de iluminação na faixa de areia será feita em etapas e depende da realização dos serviços de recuperação das infraestruturas e instalação de dispositivos de proteção para coibir o furto dos novos cabos elétricos.

 

Continua depois da publicidade

SEGURANÇA

A Guarda Civil Municipal (GCM) atendeu a 19 ocorrências relacionadas a furtos de fiação na região da orla, de janeiro a agosto deste ano, das quais foram seis flagrantes deste delito. No total, oito suspeitos foram conduzidos aos distritos policiais. Quando a GCM se depara com indivíduo em flagrante delito ou atitude suspeita, o mesmo é conduzido ao distrito policial (DP), onde são tomadas as devidas providências pela autoridade policial de plantão. 

Um dos suspeitos encaminhados ao DP foi um homem de 41 anos, flagrado furtando a fiação no canal 3, no dia 31 de julho: https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/guarda-de-santos-detem-homem-que-furtava-fios-e-aplica-multas-por-falta-de-mascara. 

Continua depois da publicidade

O suspeito pode ser identificado no vídeo anexo usando uma blusa preta, em atitude suspeita no canal 3 (ele pode ser identificado ao se movimentar se agachando perto da tubulação do canal). Na mesma data, a GCM, em patrulhamento pelo local, foi acionada pelas equipes do CCO e conseguiu deter o indivíduo na Rua Décio Stuart, no José Menino, próximo à Gruta Nossa Senhora de Lourdes. Ele estava em posse de um saco de lixo, que continha o emaranhado de fio de cobre de aproximadamente 8 metros, pertencente à Prefeitura. O homem foi encaminhado ao 7º Distrito Policial, onde foi preso em flagrante delito.

A GCM também realiza forças-tarefas em apoio à Polícia Militar em ferros-velhos da Cidade. O objetivo é combater o crime de receptação de fiação de cobre. Neste ano, até sexta-feira (10), foram realizadas 33 operações nesses estabelecimentos, visando a fiscalização de documentos, bem como inibir a compra de material de procedência duvidosa e a recuperação de peças furtadas.

O combate e a investigação de furtos de cobre e outros delitos são de responsabilidade das autoridades policiais. Todas as imagens captadas pelas mais de 1.500 câmeras ligadas ao Centro de Controle Operacional (CCO) do Município são disponibilizadas em tempo real às forças de segurança, que também mantêm equipes no CCO.

Continua depois da publicidade

A população deve acionar a PM pelo telefone 190 e pode denunciar irregularidades pelo 153 (GCM).

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software