SANTOS

Idosos de Santos podem ter acesso a teleassistência emergencial. Veja como se inscrever

Atualmente, cerca de 300 idosos de Santos já têm acesso ao sistema

Da Reportagem

Publicado em 31/08/2023 às 20:36

Compartilhe:

Maria Angélica, 77, já usou o serviço algumas vezes: "é muito bom" / fotos: Leandro Fortes

Passou dos 60 anos, mora sozinho ou passa a maior parte do tempo sozinho, possui doença crônica e é acompanhado há pelos menos seis meses pela policlínica? Sabia que você tem direito ao Televida, programa de teleassistência para situações de urgência e emergência?

Atualmente, cerca de 300 idosos de Santos já têm acesso ao sistema. Após fazer o pedido na policlínica, é instalado um aparelho viva-voz junto à linha telefônica fixa, que é conectado em toda casa. Ao idoso, é dada uma pulseira cujo botão deve ser acionado sempre em situação de emergência: quando passa mal ou sofre uma queda, por exemplo. 

Ao apertar o botão, imediatamente o aparelho telefona para a central de atendimento do Televida e como o sistema é em viva-voz, o idoso relata ao atendente, onde quer que esteja em sua casa, qual o problema pelo qual está passando. Imediatamente, a central aciona um parente cadastrado ou o Samu, a depender da urgência do caso.

Uma das usuárias mais frequentes do serviço é Maria Angélica Gonçalves Correia, 77 anos, paciente da Policlínica Bom Retiro. Hipertensa e diabética, já precisou do serviço do Samu algumas vezes para situações emergenciais de descompensação dessas doenças. Não pensou duas vezes: acionou o botão em sua pulseira e o resto ficou por conta da equipe do Televida. 

“Eles me resgatam e levam para o pronto atendimento. Esse serviço é muito bom”. 

A central também entra em contato semanalmente para verificar o funcionamento do aparelho, além de fazer perguntas sobre a condição de saúde do usuário.

“Todos os domingos, telefonam para mim. Geralmente, ligam após o almoço. Eu já até espero o contato. São muito atenciosos”, afirma Maria Angélica.

O secretário de Saúde, Adriano Catapreta, lembra que Santos foi inovadora ao tornar o Televida uma política pública permanente de assistência aos idosos, o que ocorreu em 2015. 

“Santos tem uma população idosa de quase 25% e com tendência de ampliação deste índice para as próximas décadas, considerando a alta qualidade de vida proporcionada em nossa cidade. O Televida é uma das estratégias adotadas pela gestão municipal para melhor cuidar da saúde da população que utiliza o SUS. O socorro imediato é muito importante para que tenhamos desfechos favoráveis em situações emergenciais”. 

INSCRIÇÃO

Para se inscrever no Televida, o idoso, familiar ou amigo próximo deve procurar a policlínica de referência do local de moradia da pessoa interessada em ingressar no programa. É necessário que o idoso tenha alguma doença crônica e seja acompanhado pela unidade de saúde há  pelo menos seis meses.

Após a solicitação de entrada no programa,  um agente comunitário de saúde realiza visita domiciliar na residência do solicitante para confirmação dos dados informados na policlínica. 

O programa não aceita pacientes com doenças neurológicas como Alzheimer e demência, por não serem capazes de operar o serviço corretamente. O serviço não está disponível a pacientes acamados, pois estes, obrigatoriamente devem ser assistidos por um cuidador. 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Saiba qual é o bairro mais caro de Itanhaém

Cidades do Litoral Sul de SP são muito procuradas por quem deseja morar na praia ou para quem deseja ter um refúgio para curtir no verão

Diário Mais

Rodovia dos Imigrantes, no litoral de SP, esconde bela cachoeira em estrada secreta

Porém, o acesso ao local é proibido e os "invasores" podem responder criminalmente

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter