Bonde Santos / Divulgação/ PMS
Continua depois da publicidade
Confirmando a expectativa de que esta temporada de verão será a mais movimentada dos últimos anos (https://www.turismosantos.com.br/?q=pt-br/content/santos-deve-receber-mais-de-22-milh%C3%B5es-de-turistas-na-temporada-mais-movimentada-dos-%C3%BAltimos), a rede hoteleira santista registrou o melhor mês de dezembro desde 2015, com média de ocupação de 65%.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
O número ajudou também a subir a média total de 2022, que fechou em 55,58%, a melhor desde 2016, conforme dados coletados pela Seção de Pesquisa Turística (Sepesq), da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, com 13 hotéis da Cidade (universo de 1.609 apartamentos).
PERÍODO DE FESTAS
Continua depois da publicidade
O período de maior fluxo de turistas foi o réveillon (30/12 a 01/01). Segundo a Ecovias, concessionária do Sistema Anchieta-Imigrantes, vieram a Santos neste período 189,5 mil veículos, o equivalente a 568,6 mil pessoas.
A média de ocupação dos hotéis foi de 81%, com pico de 87%. Previsões anteriores giravam em torno de 72%.
Apesar de tradicionalmente menos turistas procurarem a Cidade no Natal, o período entre 23 e 25 de dezembro também superou expectativas da rede hoteleira. A média de ocupação ficou em 61% (previsões indicavam que a taxa seria de 53%), com 377,7 mil turistas que desceram a Serra, segundo a Ecovias.
Continua depois da publicidade
VISITANTES
Museu Pelé bate recorde e Aquário e bonde registram aumento de visitantes
Com a morte de Pelé, um grande número de turistas se dirigiu à região do Valongo para visitar o museu em homenagem ao Rei do Futebol. No dia seguinte ao falecimento (30 de dezembro), o equipamento turístico municipal bateu recorde de visitantes, com seis mil pessoas (https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/publico-recorde-prestigia-museu-pele-em-santos-um-dia-apos-morte-do-rei). O fluxo continua alto e, até esta sexta (6), cerca de 11 mil pessoas haviam visitado o acervo com documentos, camisas, chuteiras, bolas, condecorações e troféus entre muitos outros itens do Atleta do século 20. Para se ter ideia, a média mensal de visitantes do museu é de cinco mil pessoas. Também compareceu ao museu um grande número de jornalistas brasileiros e de todo o mundo (França, China, Japão, Romênia, Angola, entre outros).
Continua depois da publicidade
BONDE
O bonde, cuja saída é realizada na frente do museu, no Largo Marquês de Monte Alegre, também se beneficiou com o afluxo de turistas. Entre os dias 23 de dezembro de 2022 e 1º de janeiro de 2023, 1.807 pessoas circularam na linha turística. No período entre Natal e réveillon do ano passado, foram 938 - aumento de 93%.
Outro destaque do Centro Histórico foi o Museu do Café. Entre o Natal e réveillon do ano passado, foram 2.684 visitantes. O número subiu para 4.486 em 2023 (+67%).
Continua depois da publicidade
AQUÁRIO
Campeão tradicional de turistas da Cidade e segundo equipamento turístico público mais visitado no Estado, o Aquário registrou, entre os dias 23 de dezembro de 2022 e 1º de janeiro de 2023, o número de 6.423 visitantes contra 5.398 no ano passado, aumento de 19%.
Continua depois da publicidade