Anúncio de investimento feito em unidades veterinárias foi feito por Doria no segundo semestre de 2021 / Divulgação
Continua depois da publicidade
Ainda não está definido o local onde funcionará o hospital veterinário municipal de Santos. Governo do Estado e Prefeitura ainda não chegaram a um acordo pela instalação destinada para cuidar de cães e gatos da Região Metropolitana da Baixada Santista. Após essa definição a obra deve durar oito meses.
Em 2021, o Governo do Estado escolheu dez municípios que viriam a receber as unidades de saúde. Entre eles, estão Araçatuba, Barueri, Jundiaí, Registro, Ribeirão Preto, Santa Bárbara d’Oeste, Santos, São José do Rio Preto, Sorocaba e Votuporanga. À época, o governador João Doria (PSDB) ressaltou a importância dos equipamentos.
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
“Essa é uma prova de respeito por aqueles que representam parte da nossa vida. É um gesto humanitário, não é apenas uma complementação de entretenimento, é principalmente um valor de sentimento. É isso que nos move a fazer essas clínicas e permitir que possamos expandir. Essa é a maior expansão de clínicas veterinárias da história de São Paulo”, afirmou Doria.
Continua depois da publicidade
O dia 16 de julho de 2021 foi a data escolhida pela Administração de Santos para anunciar que a cidade ganharia seu primeiro hospital veterinário municipal. A medida se deu após o Município ter sido escolhido para a implantação do programa ‘Meu Pet’, que visa dar apoio a ações e serviços voltados à defesa e saúde dos animais domésticos, com construção de clínicas veterinárias para atendimento clínico gratuito, vacinação e adoção responsável.
Para se entender o que é necessário para obter um equipamento deste porte, a Prefeitura explicou que os municípios contemplados precisam que o hospital seja erguido em um terreno de 1.800 metros quadrados, com 480 metros quadrados de área construída. A duração da obra seria de 6 a 8 meses, sob responsabilidade do Estado.
“Esta é uma boa parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e que vai ao encontro do meu plano de governo de construir um hospital veterinário na Cidade. Até semana que vem já teremos o local definido”, afirmou o prefeito Rogério Santos à época.
Continua depois da publicidade
Apesar disso, a única definição quanto ao local da instalação se deu ao apontar que a Zona Noroeste de Santos irá receber o equipamento.
EXPLICAÇÕES
Ao Governo do Estado, a Reportagem pediu atualizações a respeito da unidade como, por exemplo, se já foi feita a assinatura do convênio entre Estado e Município, se já existia um endereço certo para a instalação do local ou qual a situação atual da parceria para viabilizar o hospital.
Continua depois da publicidade
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde informou que “está aguardando a indicação de um terreno adequado por parte do município de Santos para que se dê início a construção do hospital veterinário municipal. Após escolha do local, o processo licitatório para construção da obra deve ser iniciado”.
A Prefeitura de Santos, por sua vez, respondeu que “os governos municipal e estadual estão buscando um local para abrigar o novo equipamento na Cidade”.
Continua depois da publicidade