SANTOS
Segundo o GCM Araújo, a experiência de ter atuado como guarda-vidas temporário e o aprendizado das técnicas de primeiros-socorros permitiram que o resgate fosse bem-sucedido
Uma das crianças foi encaminhada para a Santa Casa / Fotos: Divulgação/GCM
Continua depois da publicidade
A rapidez e a agilidade de agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) foram fundamentais para evitar uma tragédia e salvar três irmãos, dois gêmeos de 10 anos e um de 9, de um afogamento na orla de Santos.
O caso aconteceu no último domingo, 23, por volta das 20h, no José Menino, quando os guardas municipais Christian Reis e Lucas Araújo, que estavam com uma viatura estacionada na altura do Museu do Surfe, no Novo Quebra-Mar, foram informados por munícipes de que três crianças estavam se afogando próximo às pedras.
Continua depois da publicidade
O guarda municipal Lucas Araújo não hesitou e pulou na água para resgatar os três menores. “Só tive tempo de arrancar meus equipamentos e entrar na água, pois eles já estavam sendo arrastados para o fundo. O pai das crianças e dois munícipes também entraram no mar para realizar o resgate”, disse.
De acordo com o relato do pai das crianças, Charles Cavalheiro, a família é de São Vicente e chegou à praia por volta das 18h. “Eu estava junto com meus filhos jogando bola, depois eles ficaram na beira d’água. Foi tudo muito rápido. Quando percebi, estavam se afogando. Corri e entrei no mar e, graças à ajuda de todos, conseguimos tirá-los de dentro d’água”.
Continua depois da publicidade
MANOBRA
Segundo o GCM Araújo, a experiência de ter atuado como guarda-vidas temporário e o aprendizado das técnicas de primeiros-socorros permitiram que o resgate fosse bem-sucedido. “Após retirá-los da água percebi que dois deles estavam bem, mas um dos meninos havia ingerido muita água e estava com dificuldades para respirar. Corri em direção à viatura, realizei uma manobra de salvamento com o apoio do GCM Christian e conseguimos estabilizá-lo”.
Após aquecido dentro da viatura, o menino foi levado para o Posto de Salvamento 1, onde havia uma equipe na Unidade de Resgate e Serviço Avançado (Ursa), do Corpo de Bombeiros, que realizou o atendimento médico para que ele recebesse oxigênio. Em seguida, a vítima foi encaminhada para a Santa Casa de Santos. Os guardas também prestaram o apoio levando o restante da família até o hospital.
Continua depois da publicidade
Nos exames, foi constatado que havia um pouco de água no pulmão da criança, que permaneceu em observação no hospital até receber alta médica no dia seguinte.
RECONHECIMENTO
Segundo o pai das crianças, a atuação da GCM foi muito importante. “Sinceramente, desconhecia a atuação dos guardas municipais em ocorrências desse tipo, são profissionais preparados para qualquer situação e vi o quanto estavam preocupados com as crianças, nos acompanhando em todos os momentos”, revelou.
Continua depois da publicidade
Para o secretário municipal de Segurança (Seseg), Sérgio Del Bel, a atuação dos guardas demonstra o nível de comprometimento e preparo profissional da GCM. “Eles estavam atentos ao serviço e de imediato agiram para salvar a vida desses jovens, o que nos dá muito orgulho dos homens e mulheres da corporação, que atuam 24 horas na proteção de toda a população”, finalizou.
AFOGAMENTOS
Nesta terça-feira, o Viaduto Paulo Gomes Barbosa, que liga a Avenida Martins Fontes à Avenida Nossa Senhora de Fátima está iluminado de azul em alusão ao Dia Mundial de Prevenção do Afogamento.
Continua depois da publicidade
Trata-se de um evento global para lembrar as quase 6 mil vidas perdidas todos os anos no Brasil por afogamento. A ideia é convocar todos a se tornarem protagonistas da prevenção.
Confira algumas dicas de prevenção
1. Nade sempre perto de um guarda-vidas.
2. Pergunte ao guarda-vidas o melhor local para o banho de mar.
3. Não superestime sua capacidade de nadar – 46,6% dos afogados acham que sabem nadar.
4. Tenha sempre atenção com as crianças.
5. Nade longe de pedras, estacas ou píeres.
6. Evite ingerir bebidas alcoólicas antes do banho de mar.
7. Crianças perdidas: leve-as a um posto de guarda-vidas.
8. Mais de 80% dos afogamentos ocorrem em valas:
• A vala ou corrente de retorno é o local de maior correnteza, que aparenta uma falsa calmaria que leva para o alto mar.
• Se você entrar em uma vala nade paralelamente a ela até conseguir escapar ou peça por socorro imediatamente.
9. Nunca tente salvar alguém se você não for preparado par fazê-lo. Muitas pessoas morrem desta forma.
Continua depois da publicidade