SANTOS

Guarda Municipal de Santos faz 38 anos, amplia investimentos e homenageia servidores

Para atender às demandas do Município, a corporação aprimorou a sua forma de atuação, tornando-se uma importante força auxiliar nas ações das demais forças policiais em diversas atividades de fiscalização e patrulhamento

Da Reportagem

Publicado em 15/08/2023 às 19:40

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Corporação vem assumindo novos desafios na Cidade / Foto: Marcelo Martins/PMS

Continua depois da publicidade

A Guarda Civil Municipal de Santos (GCM) comemora, nesta terça-feira (15), 38 anos de serviços prestados à população, assumindo novos desafios, mas sem deixar de preservar suas origens e enaltecer profissionais que ajudaram no crescimento da corporação.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Criada em 15 de agosto de 1985 pelo prefeito Oswaldo Justo, a GCM possui atualmente 432 agentes e tem como missão principal o compromisso de zelar pela preservação do patrimônio público e o bem-estar da população.

Continua depois da publicidade

Para atender às demandas do Município, a corporação aprimorou a sua forma de atuação, tornando-se uma importante força auxiliar nas ações das demais forças policiais em diversas atividades de fiscalização e patrulhamento.

Atuando em diferentes frentes, a GCM de Santos presta apoio em operações como forças-tarefas em ferros-velhos, visando combater a receptação de produtos ilícitos; apoio no combate às invasões de áreas públicas e na preservação do meio ambiente; na proteção das mulheres vítimas de violência doméstica; contra maus-tratos a animais, em ações de patrulhamento preventivo nos bairros, entre outras atribuições.

Continua depois da publicidade

"Temos uma Guarda Municipal atuante, equipada e em constante capacitação profissional, que desempenha papel de destaque auxiliando as forças de Segurança no patrulhamento da Cidade.  Santos se destaca pela qualidade de vida, e investir em segurança é essencial para que mantenhamos essa essência", destaca o prefeito Rogério Santos.

INVESTIMENTOS

Com maiores responsabilidades, a corporação passou a receber diversos investimentos em armamentos e outros equipamentos modernos, além de ampliar a qualificação e capacitação permanente de seus componentes.

Continua depois da publicidade

A atuação da GCM de Santos armada teve início em 2022, com o intuito de trazer mais segurança aos profissionais. Atualmente, o efetivo possui 158 agentes habilitados para o uso de armamento.

Para isso, um total de 170 pistolas calibre 9mm, cinco carabinas e munições, serão entregues em breve (sendo alguns desses armamentos já adquiridos e outros em fase de licitação), com custo financeiro em torno de R$ 800 mil.

Também serão instaladas mais quatro coordenadorias da GCM (Base Central e Seseg, Orla, Morros e Romu), em postos estratégicos da Cidade.

Continua depois da publicidade

Desde 2020, a Prefeitura de Santos conta com o Centro de Controle Operacional (CCO), que faz o monitoramento de toda a Cidade, 24 horas por dia, com o auxílio de 1.733 câmeras, integrando as forças de segurança e os demais serviços públicos, ampliando o monitoramento urbano e o atendimento aos cidadãos.

AMPLIAÇÃO

A Prefeitura de Santos ampliará em breve, por meio de novo concurso público, o efetivo da GCM. O objetivo é fortalecer o apoio às forças de Segurança Pública com mais agentes municipais atuando nas ruas.

Continua depois da publicidade

A implantação de um plano de carreira também está em curso, visando avanços na remuneração dos profissionais. “É motivo de muita satisfação ver o reconhecimento e a evolução da GCM ao longo de sua trajetória. A Guarda Civil Municipal de Santos mantém sua missão patrimonial, mas sem deixar de se adaptar às mudanças e acompanhar as demandas do Município para efetivamente servir o cidadão”, destaca o secretário de Segurança, Sérgio Del Bel.

HOMENAGEM

A inspetora-chefe Solange Vieira de Oliveira trabalha há 34 anos na corporação e já atuou praticamente em todos os setores da GCM. Atualmente é coordenadora do Programa Guardiã Maria da Penha, criado há quatro anos e que já atendeu um total de 571 mulheres vítimas de violência doméstica.

Continua depois da publicidade

“Sempre atuei de forma operacional, nas ruas, me identificando com as pessoas. Eu entro na casa delas e vejo que elas se sentem seguras em ser atendidas em um momento tão difícil que estão passando. É um trabalho que veio me completar e que nos faz aprimorar muito como agente municipal. Gosto do que eu faço e não pretendo me aposentar tão cedo”, ressalta.

O comandante da Guarda Civil Municipal, Ronaldo Pereira Pinto, ressalta a importância de todos os agentes municipais no dia a dia da Cidade. “Desde a sua fundação, a GCM tem sido uma força de estabilidade e proteção do Município e, ao longo desses anos, nossos guardas demonstraram dedicação, profissionalismo e coragem, independentemente dos desafios enfrentados”.

GCM EM NÚMEROS

Continua depois da publicidade

Frota
50 veículos
30 bicicletas
16 Motos
10 quadriciclos
1 Van
1 Bote

EQUIPAMENTOS
100 rádios digitais
2 Drones
Base compartilhada da Guarda Municipal e Polícia Militar, localizada na Nova Entrada de Santos

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software