O animal silvestre foi encaminhado para tratamento no Orquidário / Divulgação/PMG
Continua depois da publicidade
O Grupo Especial de Ação Ambiental e Bem-Estar Animal, da Guarda Civil Municipal de Santos (GCM), resgatou três pássaros, um jabuti e uma filhote de cachorro em Santos, entre o final de semana e segunda-feira (21).
Na segunda-feira (21), um tucano-do-bico-verde foi encontrado pelos agentes no São Manoel. Segundo munícipes, a ave chegou ao bairro presa em um caminhão com placa da cidade de Sete Barras, no Vale do Ribeira. O animal silvestre foi encaminhado para tratamento no Orquidário.
Continua depois da publicidade
Um filhote de pato e um jabuti-piranga também foram capturados no mesmo dia pelo grupamento. Um morador do bairro Saboó fez contato com a corporação para a retirada dos animais, que não precisaram de cuidados veterinários. O pássaro aquático foi levado para um sítio e o jabuti, para uma ONG.
ORLA
Uma filhote de cachorro foi resgatada na orla da praia pela Guarda Municipal na segunda. Uma pessoa em situação de rua solicitou o resgate e entregou o animal aos agentes. A cadelinha foi levada para a Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (Codevida), da Prefeitura, para avaliação veterinária e futura doação.
Continua depois da publicidade
PORTO
No domingo (20), os guardas municipais foram acionados para resgatar uma ave da espécie Urutau, que se encontrava na área portuária da Cidade. Aparentemente ferida e debilitada, foi levada para o Orquidário Municipal para tratamento veterinário.
Grupamento pode ser acionado pelo telefone 153
Para dar maior amparo às ações de fiscalização ambiental, a Prefeitura de Santos instituiu em 2021 o Grupamento Especial de forma permanente. Ele realiza as ações de resgate de animais silvestres vitimados por acidentes ou fora de seu ambiente natural.
A equipe pode ser comunicada sobre a necessidade de resgates e outras denúncias por meio do telefone 153, que opera 24 horas, todos os dias da semana.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade