Educação
As duas unidades de ensino ligadas ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza ocuparão a mesma área, no Jardim Santa Maria
Tarcísio exaltou a localização estratégica, que poderá atender também estudantes de São Vicente / Igor de Paiva / Diário do Litoral
Continua depois da publicidade
O governador Tarcísio de Freitas veio a Santos para anunciar um pacote de investimentos em habitação, educação e obras viárias. O destaque foi a divulgação de que o Estado construirá uma nova Escola Técnica Estadual (ETEC) e um novo campus da Faculdade de Tecnologia (Fatec) na Zona Noroeste. As duas unidades de ensino ligadas ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza ocuparão a mesma área, no Jardim Santa Maria. No imóvel, cedido pela Prefeitura, há o antigo prédio de uma escola municipal que foi transferida para outro local. Então, o Governo do Estado vai demolir a antiga edificação e construir 24 novas salas de aula, além de 12 laboratórios, sendo seis para informática.
Tarcísio exaltou a localização estratégica, que poderá atender também estudantes de São Vicente. “Santos será a única cidade do Estado, além da Capital, que terá três ETECs e duas Fatecs”, resumiu o governador.
A expectativa é que sejam abertas 120 vagas no ensino técnico de nível médio e outras 80 no nível superior. E a previsão de Tarcísio é que as aulas comecem em 2026. O governador projeta cursos com perfil que se enquadre nas necessidades do mercado de trabalho da região.
Continua depois da publicidade
E ele chegou a citar Administração em Logística, Tecnologia em Meio Ambiente e Tecnologia em Construção Civil como áreas interessantes para os cursos na Zona Noroeste. O projeto básico já está concluído e o Estado vai contratar o projeto executivo para a obra.
Tarcísio também assinou a autorização para obras viárias na Alemoa. “Faremos a requalificação do (sistema) viário de acesso ao Porto”, explicou o governador. Esse pacote prevê investimento de R$ 15 milhões e inclui o Viaduto Paulo Bonavides e melhorias no pavimento.
Continua depois da publicidade
A obra era um pleito antigo dos caminhoneiros e foi levado ao governador pelo prefeito Rogério Santos em setembro de 2023.
Ao lado de Rogério, o governador também assinou convênio com a Prefeitura para construção de 60 casas no Dique da Vila Gilda. Essa obra integra o projeto Parque das Palafitas e prevê a urbanização da maior favela sobre o manguezal no Brasil.
“Esse é um projeto que traz promoção social para aquelas pessoas e sustentabilidade através do saneamento básico, da despoluição dos mangues. E tudo isso se reflete na balneabilidade das praias”, salientou o prefeito.
O projeto foi desenvolvido pelo escritório do arquiteto e urbanista Jaime Lerner (1937/2021), que também foi prefeito de Curitiba, governador do Paraná, e se notabilizou pelas obras arrojadas e funcionais.
Continua depois da publicidade
Esse primeiro módulo do Parque das Palafitas receberá um aporte de R$ 27 milhões. “É um projeto que vai ser bem-sucedido. Será um passo vigoroso em direção à dignidade das pessoas”, completou o governador.