Com uma lesão na região da cauda e marcas que sugerem interação com rede de pesca, o animal está em estado crítico, mas ativo / Divulgação
Continua depois da publicidade
Resgatado pelo Instituto Gremar neste domingo (2) na Praia do José Menino, em Santos, o golfinho da espécie popularmente conhecida como cachalote-pigmeu (Kogia breviceps) segue no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, no Guarujá, onde está sendo monitorado 24h. A ação é um resultado do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).
Com uma lesão na região da cauda e marcas que sugerem interação com rede de pesca, o animal está em estado crítico, mas ativo.
Continua depois da publicidade
Neste momento ele ocupa um tanque de 60 mil litros de água, com sistema de suporte de tratamento, onde está recebendo as medicações, além de suplementação vitamínica e alimentação parenteral (via sonda). As causas de seu encalhe ainda estão sob investigação.
Nesta segunda-feira (3) o golfinho passou por novos exames para avaliação mais detalhada de sua condição clínica.
Continua depois da publicidade
RESGATE.
Na manhã do último domingo (2), O Instituto Gremar recebeu um acionamento por meio do Corpo de Bombeiros para prestar atendimento ao golfinho, que encalhou com vida na Praia do José Menino, em Santos.
Durante mais de quatro horas os veterinários e técnicos de campo permaneceram no mar, a cerca de 30 metros da faixa de areia, onde o animal foi medicado e estabilizado, até que pudesse ser encaminhado ao Centro de Reabilitação localizado no Guarujá.
Continua depois da publicidade
Trata-se de uma fêmea, juvenil, com 3m de comprimento. A operação contou com apoio da Guarda Municipal de Santos e também do Corpo de Bombeiros.
Continua depois da publicidade