Santos

Gibiteca de Santos inicia projeto de encontros e painéis com grandes artistas

Quadrinista Camilo Solano é o primeiro convidado

Da Reportagem

Publicado em 12/07/2023 às 14:02

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Nascido em São Manuel, no interior de São Paulo, Camilo fez faculdade de Design em Bauru / Divulgação/PMS

Continua depois da publicidade

O único ‘bunker’ da cultura pop localizado em frente à praia, a Gibiteca Marcel Rodrigues Paes (Posto 5, orla do Boqueirão) se transformará, a partir deste mês, em um espaço de grandes encontros. Isso porque o equipamento da Secretaria de Cultura  de Santos (Secult) será palco do ‘Meu Artista na Gibiteca’. O projeto tem a proposta de levar artistas renomados, que ainda não foram ao local, para fazer workshops e promover a integração entre os profissionais da Baixada Santista, e demais interessados, com autores de outras regiões.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Até dezembro, os encontros serão realizados no penúltimo sábado de cada mês. E, para abrir a agenda do ‘Meu Quadrinista na Gibiteca’, no próximo dia 22, a partir das 15h, Camilo Solano fala sobre o processo de colorização artística, no workshop ‘Colorindo uma ilustração, do começo ao fim’.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Bailarinas de Santos são destaque em festival internacional

QUADRINISTA

Nascido em São Manuel, no interior de São Paulo, Camilo fez faculdade de Design em Bauru e, durante o trabalho de conclusão, produziu sua primeira HQ, ‘Inspiração - Deixa Entrar Sol Nesse Porão’ (com duas indicações ao Troféu HQMix), em 2013.

Continua depois da publicidade

É autor de diversas HQs independentes como ‘Onde Eu Tavo?’; ‘Captar’, ao lado de Thobias Daneluz (também indicada ao HQMix); ‘Desengano’, cujo prefácio foi escrito pelo renomado artista gráfico e ilustrador norte-americano Robert Crumb e ‘Solzinho e Badida’, uma parceria com o irmão, Aldo Solano.

Em 2017, lançou ‘Semilunar’ (Balão Editorial), finalista do Prêmio Jabuti. Dois anos depois produziu ‘O Fio do Vento’, com a Editora Veneta. Camilo Solano também é autor de ‘Cascão: Temporal’, da Graphic MSP, projeto da Mauricio de Sousa Produções que consiste em histórias dos personagens do estúdio feitas por artistas brasileiros consagrados e com estilos diferentes do padrão das revistas mensais, que foi lançada em março de 2020.

ENCONTROS MARCADOS

Continua depois da publicidade

No dia 19 de agosto, Carol Pimentel, sócio-fundadora e editora-chefe no Studio Patinhas, vem à Gibiteca de Santos para falar sobre ‘Edição e tradução de HQs’. Já dia 23 de setembro, o espaço cultural recebe outro grande nome dos quadrinhos nacionais, o artista Orlandeli, no painel ‘Contando pequenas histórias – O poder de síntese na linguagem dos quadrinhos’. No dia 21 de outubro é a vez da artista Verônica Berta, dona de traços poéticos, falar com o público da Gibiteca Marcel Rodrigues Paes.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software