Nascido em São Manuel, no interior de São Paulo, Camilo fez faculdade de Design em Bauru / Divulgação/PMS
Continua depois da publicidade
O único ‘bunker’ da cultura pop localizado em frente à praia, a Gibiteca Marcel Rodrigues Paes (Posto 5, orla do Boqueirão) se transformará, a partir deste mês, em um espaço de grandes encontros. Isso porque o equipamento da Secretaria de Cultura de Santos (Secult) será palco do ‘Meu Artista na Gibiteca’. O projeto tem a proposta de levar artistas renomados, que ainda não foram ao local, para fazer workshops e promover a integração entre os profissionais da Baixada Santista, e demais interessados, com autores de outras regiões.
Até dezembro, os encontros serão realizados no penúltimo sábado de cada mês. E, para abrir a agenda do ‘Meu Quadrinista na Gibiteca’, no próximo dia 22, a partir das 15h, Camilo Solano fala sobre o processo de colorização artística, no workshop ‘Colorindo uma ilustração, do começo ao fim’.
Continua depois da publicidade
QUADRINISTA
Nascido em São Manuel, no interior de São Paulo, Camilo fez faculdade de Design em Bauru e, durante o trabalho de conclusão, produziu sua primeira HQ, ‘Inspiração - Deixa Entrar Sol Nesse Porão’ (com duas indicações ao Troféu HQMix), em 2013.
Continua depois da publicidade
É autor de diversas HQs independentes como ‘Onde Eu Tavo?’; ‘Captar’, ao lado de Thobias Daneluz (também indicada ao HQMix); ‘Desengano’, cujo prefácio foi escrito pelo renomado artista gráfico e ilustrador norte-americano Robert Crumb e ‘Solzinho e Badida’, uma parceria com o irmão, Aldo Solano.
Em 2017, lançou ‘Semilunar’ (Balão Editorial), finalista do Prêmio Jabuti. Dois anos depois produziu ‘O Fio do Vento’, com a Editora Veneta. Camilo Solano também é autor de ‘Cascão: Temporal’, da Graphic MSP, projeto da Mauricio de Sousa Produções que consiste em histórias dos personagens do estúdio feitas por artistas brasileiros consagrados e com estilos diferentes do padrão das revistas mensais, que foi lançada em março de 2020.
ENCONTROS MARCADOS
Continua depois da publicidade
No dia 19 de agosto, Carol Pimentel, sócio-fundadora e editora-chefe no Studio Patinhas, vem à Gibiteca de Santos para falar sobre ‘Edição e tradução de HQs’. Já dia 23 de setembro, o espaço cultural recebe outro grande nome dos quadrinhos nacionais, o artista Orlandeli, no painel ‘Contando pequenas histórias – O poder de síntese na linguagem dos quadrinhos’. No dia 21 de outubro é a vez da artista Verônica Berta, dona de traços poéticos, falar com o público da Gibiteca Marcel Rodrigues Paes.
Continua depois da publicidade