Santos
Os serviços de desobstrução da bacia onde ficam as ruas começaram no último dia 5, e retiraram, em apenas duas manhãs de trabalho, esta semana, 12.190 toneladas de materiais
Galão com capacidade para 20 litros de óleo para caminhão / Divulgação/ Prefeitura de Santos
Continua depois da publicidade
Um galão com capacidade para 20 litros de óleo para caminhão foi retirado nesta terça-feira (27) de um poço de visita da rede de drenagem da Rua Aurélio Batista Félix, entre as vias José Pinto Blandy e Hercílio Camargo Barbosa, no bairro Alemoa. Os trabalhos são coordenados e supervisionados pela Seserp (Secretaria de Serviços Públicos).
Os serviços de desobstrução da bacia onde ficam as ruas - a primeira das três áreas em que é dividido o bairro para limpeza da rede - começaram no último dia 5, e retiraram, em apenas duas manhãs de trabalho, esta semana, 12.190 toneladas de materiais. Os trabalhos deverão prosseguir por mais dois meses, aproximadamente.
Continua depois da publicidade
"O galão foi descartado em local inadequado e acabou caindo na rede de drenagem", comentou Alan Kardec Chagas de Araújo, assessor técnico da Seserp, responsável pela coordenação desse serviço, a cargo da Prodesan.
DESCARTE IRREGULAR
Na mesma rua da Alemoa, as quatro equipes destacadas para a desobstrução e limpeza da rede também retiraram grande quantidade de pedras, além de lixo, embalagens plásticas e lama, conforme elencou o assessor técnico. Cada equipe conta com 10 pessoas e o serviço é finalizado com o uso de hidrojato.
Continua depois da publicidade
"Infelizmente, está se tornando relativamente frequente a presença de lona, pneus e pedaços de ferro de caminhões no sistema de drenagem da área industrial", comentou Alan Kardec. Ele lembra que o descarte irregular de qualquer tipo de material pode causar obstrução na rede e provocar alagamentos, sobretudo em dias de chuvas de maior intensidade.
Os trabalhos na Alemoa deverão prosseguir até o início do próximo ano, uma vez que as equipes atuam durante cerca de dois meses e meio em cada bacia do bairro.
Continua depois da publicidade