A Diocese de Santos foi criada em 4 de julho de 1924 e contempla todas as paróquias da Baixada Santista / Divulgação/PMS
Continua depois da publicidade
A Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams) vai se integrar à comemoração do centenário da Diocese de Santos, que será em 2024. A parceria foi firmada nesta terça-feira (4) durante visita do bispo diocesano de Santos, Dom Tarcísio Scaramussa, ao Outeiro de Santa Catarina, sede da Fams.
A Diocese de Santos foi criada em 4 de julho de 1924 e contempla todas as paróquias da Baixada Santista. Sua sede está localizada na Catedral de Santos, na Praça José Bonifácio.
Continua depois da publicidade
Segundo o diretor-presidente da Fams, Luiz Dias Guimarães, para a data especial a Fams produzirá exposição e o seu calendário anual de 2024 com a temática das edificações históricas da Diocese, desde a primeira capela de Santa Catarina, no Outeiro, até a Catedral de Santos, no Centro Histórico.
Localizado na Rua Visconde do Rio Branco, 48, o Outeiro de Santa Catarina, além de ser o marco inicial da povoação de Santos, abrigou a primeira capela do então povoado.
Continua depois da publicidade
Ela foi construída na base do morro que, no futuro, ganharia o nome de Outeiro de Santa Catarina, em homenagem à imagem de Santa Catarina de Alexandria trazida ao Brasil pelo casal português Luiz de Góis e Catarina de Aguilar.
Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS .