PORTO DE SANTOS

França intervém em ato do porto de Santos que afetava aposentadorias do setor

O ministro Márcio França (Portos e Aeroportos) interveio no caso sob a justificativa de preservar as contribuições do porto paulista para o sistema Portus

JOELMIR TAVARES - FOLHAPRESS

Publicado em 23/01/2023 às 10:15

Compartilhe:

Atualmente, Márcio França é Ministro dos Portos de Lula / Marcos Corrêa/PR

A Autoridade Portuária de Santos (APS) publicou e revogou no intervalo de um dia uma portaria que afetava o principal plano previdenciário dos trabalhadores do setor.

O ministro Márcio França (Portos e Aeroportos) interveio no caso sob a justificativa de preservar as contribuições do porto paulista para o sistema Portus. Após a determinação, o presidente da APS, Fernando Biral, recuou da medida.

A primeira portaria, de quinta-feira (19), criava um grupo de trabalho para estudar a saída da APS do gerenciamento do Portus. Na prática, a decisão colocava em xeque os repasses da unidade para o fundo geral de benefícios, o que poderia mexer com aposentadorias de 10 mil portuários.

No dia seguinte, sexta (20), foi publicada a revogação do ato. Biral, que já estava no cargo antes da posse do ministro, deverá ser trocado. O titular da área de portos no governo Lula (PT) é contra a concessão do porto de Santos, defendida pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Bertioga

Cidade do Litoral de SP recebe relíquias da maior santa dos tempos modernos

Ação também contará com carreata, missas e vigília

Diário Mais

'Semana do Cinema' terá ingressos por apenas R$ 12,00; confira dicas

Diário do Litoral separou algumas dicas de filmes que poderão ser conferidos pelo valor promocional

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter