Cotidiano
Fotos de olhares anônimos e famosos como Anitta, Caetano Veloso, Criolo, Elza Soares, Ivete Sangalo, Nara Couto, Liniker, LuedjI Luna e Sabrina Sato compõem a obra
Fotógrafo Thiago Santos lança livro e exposição inédita na Baixada Santista / Foto: Divulgação
Continua depois da publicidade
No dia 06 de agosto, às 14h, acontece na Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos, o lançamento do livro e exposição das obras do fotógrafo Thiago Santos. O projeto “Olha pra mim” tem como objetivo igualar todas as pessoas fotografadas, independente da personalidade, classe social, religião, gênero ou caráter, para mostrar que, apesar de muitas diferenças, todos são iguais.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Inédita na Baixada Santista, fãs de fotografia e arte poderão visitar a exposição até 29 de agosto, de terça a domingo, das 9h às 18h. Serão mais de 100 fotos em preto e branco com olhares de mulheres, homens, adultos e crianças, conhecidos e desconhecidos.
Continua depois da publicidade
A mostra, gratuita, também tem frases que convidam o visitante à reflexão, como “Quero ver-me em seus olhos”, de Francesca Cricelli, “Ver o outro é um ato revolucionário nesses tempos”, de Sonia Bridi, “Fecha os olhos. Agora abre”, de Mateus Solano, e “O que importa é que a gente reconhece e se reconhece em cada olhar. Em cada troca de olhares”, de Astrid Fontenelle e “O seu olhar melhora o meu”, de Arnaldo Antunes e Paulo Tatit
A maioria dos olhares são de pessoas anônimas, mas entre um olhar e outro é possível identificar os de famosos como Anitta, Caetano Veloso, Criolo, Elza Soares, Ivete Sangalo, Nara Couto, Liniker, LuedjI Luna e Sabrina Sato. Em um misto de contemplação e curiosidade é inevitável apreciar cada foto e tentar reconhecer de quem o olhar pertence. Mas, a proposta do fotógrafo é outra. “Optei em não revelar os nomes dos fotografados, sei que as pessoas vão reconhecer vários rapidamente, mas fica o convite de admirá-los de forma igual. Desfaça amarras e pré-conceitos e mergulhe nessas tantas janelas da alma”, sugere Santos.
Continua depois da publicidade
Livro “Olha pra mim”
As 184 páginas, da publicação independente, reúnem fotos de mais de 1000 olhares de pessoas de diferentes partes do mundo, como Recife, São Paulo, Rio de Janeiro, Belém do Pará, Santa Maria (RS), Salvador, Portugal, França, Espanha, Índia e Argentina. “Alguns sorrindo, outros cansados, uns desconfiados e até denunciando algo, mas todos mostrando suas histórias. E foi incrível poder me conectar com cada um deles, com tantos sentimentos inexplicáveis, e ter cada vez mais a certeza de que todos nós temos muito a dizer através do nosso olhar”, conta o fotógrafo pernambucano, que hoje vive em São Paulo.
“Numa espécie de jogo de sedução, deixamos os olhares anônimos, como o projeto propõe desde o início, com o intuito de nos reconhecermos, reconhecer os olhares que estão por aí em nossas vidas todos os dias, reconhecer olhares que já cruzamos algumas vezes, tentar adivinhar se eles olham com medo, com tristeza, com angústia ou até mesmo se nos enganam”, completa André Araújo, curador do livro e exposição.
Continua depois da publicidade
A exposição e o livro são realizados por meio do Programa de Ação Cultural do PROAC/ICMS – (Programa de Ação Cultural) do Governo do Estado de São Paulo.
Lançamento do livro e abertura da Exposição “Olha Pra Mim”:
Data: 06 de agosto de 2022, sábado, às 14h
Entrada Gratuita
Pinacoteca Benedicto Calixto – avenida Bartolomeu de Gusmão, 15 – Santos – São Paulo
Exposição Olha Pra Mim:
Data: de 06 a 29 de agosto de 2022
De terça a domingo, das 9h às 18h
Entrada Gratuita
Pinacoteca Benedicto Calixto – Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 – Santos – SP
Instagram: @projetoolhapramim
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade