O cão provavelmente foi jogado e abandonado no local / Divulgação/PMS
Continua depois da publicidade
O Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal de Santos (GCM) realizou, no último domingo (12), o resgate de um filhote de cachorro de apenas dois meses, que ficou três dias preso em um buraco. Apelidado de Coraggio, que significa coragem em italiano, ele ficou três dias preso em um buraco, em uma ribanceira de 15 metros de profundidade, no morro Ilhéu Alto, no Bom Retiro.
Latidos de cachorro vindos de uma área de difícil acesso chamaram a atenção de moradores do morro, que pediram ajuda, no sábado (11), à GCM de Santos, para resgatar o animal. No mesmo dia, uma equipe ambiental da corporação foi até o local para analisar a situação e traçar um planejamento para o resgate, que precisou ser deixado para o dia seguinte, em razão das fortes chuvas.
Continua depois da publicidade
No domingo, a equipe liderada pelo coordenador Marcos Moura retornou à ribanceira com os equipamentos necessários para o resgate, utilizando técnicas de rapel. A operação, trabalhosa e de risco, durou cerca de 3h30 e o cachorro foi resgatado com vida.
Segundo Marcos, o cão provavelmente foi jogado e abandonado no local. Muito debilitado, com feridas e parasitas pelo corpo, já que estava preso há três dias embaixo de raízes de árvores e entre algumas pedras, Coraggio foi levado às pressas para uma clínica veterinária, onde recebe tratamento e, após estar recuperado, será colocado para doação.
Continua depois da publicidade