Cena do espetáculo "Do Outro Lado do Muro", da Cia. Bambolina, que compõe a Mostra Estadual / Divulgação
Continua depois da publicidade
Já estão definidos os 11 espetáculos que vão compor a programação das mostras oficiais (Regional e Estadual) do 65º Festival Santista de Teatro [FESTA65]. O evento, gratuito, ocupará salas de teatro, espaços alternativos e de ruas entre os dias 1 e 7 de setembro, apresentando obras de variados gêneros e formatos, para o público adulto e infanto-juvenil.
O tema desta edição é "65 Anos de FESTA - Das Lutas de Pagu Até O Fomento Ao Teatro" e propõe um olhar sobre as novas possibilidades abertas para os coletivos teatrais, especialmente aqueles com pesquisa continuada, como a aprovação da Lei Sérgio Mamberti de Fomento ao Teatro para a Cidade de Santos.
Continua depois da publicidade
Da mesma forma, como o mais antigo festival de artes cênicas em atividade no Brasil, resgata sua história de pioneirismo e vanguarda, na figura de sua criadora, a escritora, ativista política e jornalista Patrícia Galvão, a Pagu (1910-1962).
Selecionados
Continua depois da publicidade
A escolha dos espetáculos da Mostra Regional se deu por meio de uma curadoria coletiva, com participação de representante dos 37 trabalhos inscritos.
As nove obras selecionadas foram: “Democraceria LTDA”, da Trupe Olho da Rua (Santos), “Terceiro Sinal”, da Casa3 (Guarujá),“Eu Fêmea - Matiz Sob O Silêncio E A Vertigem”, da Incena Brasil (Cubatão), “O Baú de Candoca”, do Teatro Experimental de Pesquisa - TEP (Santos), “La Monstrua”, de Danielle Lima (Guarujá), “Jantar Com Daddy”, de André Leahun (Santos), “As Fuás”, da Bordallo Produções (Santos), “Contr’A’taque”, da Equipe Plataforma (São Vicente) e “EntrƎ”, da Cia PlástikOnírica (Santos).
Já a Mostra Estadual contará com a apresentação de duas montagens: “Do Outro Lado do Muro”, da Espontânea Cultural e Grupo Xingó (São Paulo-SP); e “O Vestido da Rainha”, da Cia. Bambolina (Paraguaçu Paulista-SP). A programação completa do Festival será divulgada nos próximos dias e contará ainda com outras atrações, entre espetáculos convidados, lançamentos, festas e ensaios abertos.
Continua depois da publicidade
O [FESTA65] é uma realização do Movimento Teatral da Baixada Santista, em parceria com o Sesc Santos e a Secretaria Municipal de Cultura - Prefeitura de Santos. O evento, onde despontaram dramaturgos como Plínio Marcos e Carlos Alberto Soffredini, também se posiciona historicamente ao propor o debate e a reflexão sobre as artes e políticas culturais. Pelos seus palcos já passaram atores como Cleyde Yáconis, Ney Latorraca, Sérgio Mamberti, Bete Mendes, Jandira Martini, Nuno Leal Maia, Herson Capri e Alexandre Borges, entre outros.