A 9ª edição do Festival Santos Café acontece no próximo feriado da Revolução Constitucionalista de 1932 / Divulgação/PMS
Continua depois da publicidade
A 9ª edição do Festival Santos Café acontece no próximo feriado da Revolução Constitucionalista de 1932 (6 a 9 de julho) com mais de 80 atrações espalhadas por diversos pontos do Centro Histórico. O evento é um dos principais do calendário turístico da Cidade.
Nesta edição estão programadas atrações como degustação e venda do grão de várias localidades do País, apresentações musicais de vários ritmos, oficinas, walking tours e visitas monitoradas, lazer para crianças, feira de economia criativa, gastronomia, cerveja artesanal e muito mais.
Continua depois da publicidade
A organização é da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) de Santos.
Como de costume, o Museu do Café (Rua XV de Novembro, 95) receberá a abertura do festival, com apresentação da violinista Lyarah Liv, inauguração da galeria de fotos dos ex-presidentes da Bolsa Oficial de Café e homenagens.
Continua depois da publicidade
O prédio da Bolsa Oficial do Café também será palco das visitas monitoradas à torre do relógio, sucesso de público em todas as edições do festival (horários e inscrições pelo www.museudocafe.org.br); atividades para crianças no Espaço Café com Leite; degustação e oficinas sobre preparação da bebida, minibarista, brigadeiro de café (inscrição pelo www.museudocafe.org.br ou retirada de ingressos na bilheteria 30 minutos antes).
Já quem quiser saber mais sobre o quanto o grão e sua exportação moldaram a história da Cidade, o bulevar da Rua XV de Novembro será o ponto de partida dos walking tours com guia da Seectur (saída do prédio da Associação Comercial, sempre às 14h) e o temático e lúdico ‘Café, Cafezal, Cafezinho’ com a guia e atriz Claudia Torres (16h), além de apresentações do Clube do Choro de Santos.
O local também abrigará a xícara instagramável do festival, ponto tradicionalmente procurado por milhares de pessoas para a tradicional foto com o prédio da Bolsa do Café ao fundo.
Continua depois da publicidade
A Casa da Frontaria Azulejada (Rua do Comércio, 92) terá dezenas de empreendedores locais da feira Feito em Santos. Além disso, o público contará com massagem com aroma de café, apresentações musicais e a Rota da Cerveja Artesanal.
Baristas profissionais de todo o Brasil vão mostrar seu talento na Copa Santista de Barista, marcada para o Rei do Café (Rua Gonçalves Dias, 34/36). O local terá ainda estandes de 12 empresas oferecendo degustação gratuita e venda de cafés e rodas de conversa sobre importância do processo de moagem e do pós-colheita na qualidade do café.
Este também será o ponto para conferir apresentações musicais de MPB, pop rock, samba, forró nos quatro dias.
Continua depois da publicidade
A Garagem dos Bondes (Largo Marquês de Monte Alegre, no Valongo) concentrará mais 18 empresas com degustação gratuita e venda de café, visitas monitoradas aos carros ferroviários históricos (11h às 16h) e apresentações musicais de jazz, bossa nova, rock, forró, samba e MPB).
Para quem quiser aprender a preparar deliciosos pratos com café, o Estação Bistrô Restaurante-Escola (Estação do Valongo - Largo Marquês de Monte Alegre) vai abrigar oficinas de sagu de café servido com creme inglês com notas de cumaru (dia 6, às 15h, com a chef Janaina Cardoso), risoto de café (dia 7, as 15h, com o chef Junior Monteiro), coffee jelly com creme inglês de café bianco (dia 8, às 15h, com a chef Lucas Lyogui) e rolinho de taioba com camarão e molho de café (dia 9, às 15h com o chef Franklin Bin). Retirada de ingressos 30 minutos antes.
Na área, o público também poderá pedir para um artista fazer sua caricatura (130 por dia, com retirada de senhas), comprar produtos de empreendedores locais na Feira Feito em Santos Valongo ou tomar aquela ‘gelada’ com a Rota da Cerveja Artesanal.
Continua depois da publicidade
Na região do Valongo, o Doca Antiguidades (Rua Tuyuti, 26) terá voz e violão com Fernanda Garcia e Gabriela Craveiro (dias 6 e 7, às 13h) e piano com Sandra Regina (6 e 7, às 14h30).
Não vai faltar diversão para os pequenos na área kids do festival, situada na Rua Comendador Neto. Entre as atrações, maquiagem infantil, brinquedos infláveis, espaço pet, esculturas com balões, apresentação de palhaços, contação de histórias e muito mais.
Continua depois da publicidade