Evento

Com destaques femininos, maior festival de forró pé de serra gratuito do Brasil volta a ser na praia

Da Reportagem

Publicado em 15/12/2022 às 15:00

Atualizado em 16/12/2022 às 14:58

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

3º Festival de Forró Pé na Areia volta a Santos no próximo domingo / Divulgação

Continua depois da publicidade

Maior festival de pé de serra gratuito do País, o 3º Festival de Forró Pé na Areia volta a Santos no próximo domingo (dia 18), das 10 às 22 horas, próximo à Praça das Bandeiras, bem na praia do Gonzaga. O evento da Carcará Produções ocorre na semana do Dia Nacional do Forró (último dia 13), quando se comemorou os 110 anos de nascimento do compositor e cantor Luiz Gonzaga.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Após edições indoor e virtual, o festival retorna ao seu ambiente natural, estimando agitar com boa música mais de 5 mil espectadores, atraindo munícipes e turistas. Com bandas e DJs, ao todo, são 12 horas que prometem embalar a todos no ritmo mais querido do Brasil. E, atento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável sobre a igualdade de gênero, 70% dos artistas e da produção são mulheres.

Continua depois da publicidade

"Fizemos questão de montar a programação com mulheres em destaque e em sua maioria, pois o forró pé de serra ainda é um ambiente machista, mas que está mudando assim como o mundo e as produções dos eventos precisam seguir as mudanças necessárias", destaca o produtor cultural Jefferson Fernandes, que idealizou, no palco, o destaque para o Arrumado das Mestras.

Arrumado das Mestras

Continua depois da publicidade

Assim, reunindo grandes nomes do circuito nacional do forró pé de serra – como Diana do Sertão e Nanda Guedes – com também as grandes artistas que ganham cena na Baixada Santista – Monna e Naiara Perez. Da Paraíba, Diana do Sertão iniciou carreira na Orquestra Zimbo Carnavalesca já nos anos 70, Os Tropicais (Banda de Flávio José), na qual ganhou por dois anos consecutivos o título de melhor cantora carnavalesca em Aracaju (SE), dividiu o palco com Luiz Gonzaga, e ganhou a sua alcunha pelo Silvio Santos.

Já a cearense Nanda Guedes trilha há 15 anos na cena musical com seu acordeom, acompanhando diversas bandas pelo Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, e misturando ritmos da cultura popular brasileira. Monna é cantora, compositora e instrumentista, tendo uma influência artística que atravessou terreiros de samba e muita música nordestina. Com o cancioneiro nacional, ela acumula temporadas de shows na Europa.

Por sua vez, a santista Naiara Perez é musicista, cantora e compositora, iniciando a carreira na percussão, e se apresentado em diversos estados. Atualmente, faz parte dos conjuntos Cabra é Fêmea, Maria Fulô e Quarteto Murundu.

Continua depois da publicidade

Programação

O palco também será casa da DJ JAD, que vem pela primeira vez a Santos após tocar nas maiores casas de forró e grandes festivais do Brasil. Ainda, o público se encantará com as apresentações do Trio Dona Zefa, Maracatu Coletivo Ojú Obaá, Coletivo Querô – Arte no Dique e a discotecagem dos DJs Dani Castor, Nanne e Carcará.

Com a missão de difundir a cultura nordestina, o festival é fruto do projeto 'Forró Pé na Areia', que desde 2017 mobilizou quase 80 mil pessoas. Já em 2020, sua edição virtual com mais de 50 mil visualizações. O 3º Festival de Forró Pé na Areia é uma realização da Caracará Produções, apoio da Prefeitura Municipal de Santos via secretarias de Cultura e Turismo, e da Matutando Produções, com emenda parlamentar da vereadora Telma de Souza. Mais informações pelo Facebook (Carcará Produções) e Instagram (@carcara_producoes).

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software