Cerca de 10 mil pessoas são esperadas para o evento que será em dois dias. / Fotos: Arquivo/PMS
Continua depois da publicidade
Tradicional celebração de uma das comunidades mais relevantes de Santos, a Festa de Portugal será realizada pela primeira vez em dois dias, sábado (10) e domingo (11), das 10h às 18h, no Largo Marquês de Monte Alegre, Valongo, no Centro Histórico.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Organizado pela Escola Portuguesa com apoio da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), o maior evento da comunidade portuguesa na Baixada Santista chega à 14ª edição e deve receber um público de 20 mil pessoas, conforme expectativa dos organizadores.
No palco montado em frente ao Santuário do Valongo, haverá apresentações gratuitas de grupos musicais e ranchos folclóricos da região e da capital (confira programação abaixo).
Continua depois da publicidade
Outra novidade para esse ano, além dos dois dias de festa, será a ampliação da Praça de Alimentação, com a venda de tradicionais pratos típicos, cervejas e vinhos portugueses, a feira de artesanato com produtos portugueses e espaço kids, que serão montadas nos Arcos do Valongo com uma maior estrutura, num espaço coberto, com mesas e cadeiras, proporcionando mais conforto e comodidade aos participantes.
SHOWS
Durante os dois dias, os amantes da cultura portuguesa poderão assistir aos shows de fadistas e grupos musicais como o Orfeão do Centro Cultural Português, Andreza Mariano e Banda, Ana Carla Lemos, Fado por Acaso, Canto Portugal e Alma Lusíada. Também vão se apresentar ranchos folclóricos da Baixada Santista e da Capital com modas bailadas e cantadas de várias regiões de Portugal.
Continua depois da publicidade
No sábado, a concentração da festa será às 9h na Praça Mauá no ponto de embarque do bonde, que estará enfeitado com as cores e bandeiras de Portugal. De lá partirá uma ativação folclórica, semelhante às marchas de Lisboa, tradicionais na época das festas juninas em Portugal, convidando o público para participar da festa.
O cortejo festivo seguirá com alegorias folclóricas, tambores, concertinas, acordeões, grupos com trajes portugueses e cabeçudos típicos de Viana do Castelo. Ao som de canções portuguesas, os folcloristas irão seguindo o bonde, que levará, até o Valongo, autoridades, integrantes das entidades e dos ranchos, com seus pavilhões, além dos componentes do Tricanas de Coimbra e do Veteranos, que não irão se apresentar no palco.
CRIANÇAS
Continua depois da publicidade
No espaço kids montado nos Arcos do Valongo, nos dois dias, das 13h às 18h, haverá brincadeiras como corrida de rolimã e de bambolês, dança da cadeira, pega-pega, rouba bandeira, competição de argolas, tomba-latas, pescaria, cantinho dos bebês, brincadeira das bexigas, gincana de torres copos, torta na cara, massinha, lápis de cor e desenhos para pinturas com tema da festa e coelhinho sai da toca.
Além disso, serão promovidas oficinas de slimes, de confecção de chaveiros, de balões, de boneco na bexiga, de biscuit, competição de chute à lata e corrida de pedra, papel e tesoura. Das 9h às 18h, haverá ainda tobogã inflável e cama elástica para as crianças brincarem.
Confira a programação cultural
Continua depois da publicidade
Dia 10/06 (sábado)
9h - Concentração para Ativação Folclórica na Praça Mauá (Cortejo e Bonde)
10h - Solenidade de Abertura
Continua depois da publicidade
10h30 - Orfeão do Centro Cultural Português
11h30 - Rancho Folclórico Infantil da Escola Portuguesa
13h - Andreza Mariano e Banda
Continua depois da publicidade
14h - Rancho Casa do Minho
15h - Vira Livre - Músicas Tradicionais Portuguesas para Dançar
16h - Rancho Folclórico Brunhosinho
Continua depois da publicidade
17h - Banda Canto Portugal
Dia 11/06 (domingo)
11h - Rancho Folclórico da Casa de Portugal de Praia Grande
13h - Fado por Acaso
14h - Rancho Folclórico Verde Gaio
15h - Ana Carla Lemos
16h - Rancho Folclórico Típico Madeirense
17h - Alma Lusíada
Esta iniciativa contempla o item 17 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Parcerias e Meios de Implantação.
Conheça os outros artigos dos ODS
Continua depois da publicidade