'Boulevard Cidade de Gênova' foi inaugurado na Rua Tuyuti, entre o Largo Marquês de Monte Alegre e a Rua Frei Gaspar / Divulgação/PMS
Continua depois da publicidade
A distância de 9.505km entre as cidades de Santos e Gênova (Itália) diminuiu simbolicamente na manhã desta sexta-feira (5), com a inauguração do ‘Boulevard Cidade de Gênova’, na Rua Tuyuti, entre o Largo Marquês de Monte Alegre e a Rua Frei Gaspar, no Centro Histórico de Santos. O espaço, completamente revitalizado, conta com fontes, brinquedos, bancos diferenciados, paisagismo, calçadas acessíveis com detalhes arquitetônicos, baias para ônibus de turismo e estacionamento para 15 caminhões.
Esta transformação faz parte do projeto da Prefeitura de Santos de revitalização do eixo turístico do Centro Histórico. Na sequência, o projeto envolverá outras duas quadras da Tuyuti, chegando até a Praça Barão do Rio Branco, além das ruas do Comércio e Constituição.
Continua depois da publicidade
Com 11.107,17m², a Rua Tuyuti é a primeira das beneficiadas com a recuperação da área com espaços de convivência, lazer e contemplação, novos paisagismo e mobiliário urbano. O playground tem dois balanços, duas gangorras e um jogo de caça-palavras com o nome de pontos históricos do Centro, além de brinquedos instalados no interior de arcos decorativos.
O espaço dispõe também de uma escultura com seis arcos de alturas diferentes, o maior com 2,34m e o menor, com 0,25m. Essa área é isolada da pista de tráfego por um gradil de ferro com 1,2m de altura, margeado por um jardim.
Continua depois da publicidade
A Tuyuti conta agora com bancos café (formato de meio grão, em alusão à proximidade com o Museu do Café), curvos, com detalhes ripados em madeira e outros dotados de floreira, além de 16 lixeiras. O estacionamento para ônibus de turismo fica próximo ao Museu Pelé e, do lado oposto, o estacionamento para caminhões.
PARCERIA COM O ESTADO
O prefeito Rogério Santos afirmou que a revitalização é fruto de uma parceria com o Governo do Estado, assim como diversas iniciativas na Cidade, citando também outras com o Governo Federal. “A Rua Tuyuti há muito tempo precisava desta revitalização”, disse.
Ainda segundo o chefe do Executivo, a criação do bulevar é parte de uma revitalização que começa no Museu Pelé, lembrando que é de onde será construída uma passarela que fará ligação com o futuro terminal de passageiros e com o Parque Valongo.
Continua depois da publicidade
A próxima etapa, afirma Rogério Santos, prosseguirá até a Praça Barão do Rio Branco. “É um grande calçadão linear que se liga a todo o Parque Valongo e que já está despertando o interesse de vários empresários, que estão adquirindo imóveis para futuros empreendimentos nas áreas do comércio e entretenimento”.
Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena ressaltou que o Governo do Estado tem muito interesse na revitalização do Valongo e de todo o Centro Histórico. “É uma parceria total com a Prefeitura de Santos. Aqui foi constituído o segundo Distrito Turístico do Brasil”.
Ainda segundo o secretário estadual, o governador Tarcísio de Freitas está muito entusiasmado com o programa de revitalização da área. “Aqui não estamos falando de um cartão-postal do Município, mas de um cartão-postal do Brasil. Santos é uma das entradas do País, uma porta de ingresso de turistas internacionais”.
Continua depois da publicidade
Para a presidente da Società Italiana Di Santos, Isabel Santalucia, a ideia de tornar os dois municípios em cidades-irmãs se deu pelas semelhanças entre Santos e Gênova. “São duas cidades de portos e com saída e entrada de imigração”.
Roberto de Lucena, Isabela Santalucia e Fábio Niosi
O diretor de Relações Institucionais da Società, Fábio Niosi, assinala que os 150 anos de imigração italiana no Brasil, celebrados em 21 de fevereiro, representam um momento de agradecimento pelo acolhimento do povo brasileiro. “E principalmente em Santos, que foi a entrada do povo italiano. Queremos hoje agradecer a Santos e a todo o povo brasileiro. Sempre seremos povos irmãos”.
PROJETO EIXO HISTÓRICO
O projeto de revitalização do eixo turístico do Centro Histórico insere-se na readequação da mobilidade urbana, de forma integrada, tendo em vista o processo, em andamento, de implantação da segunda etapa do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que atenderá ao Centro Histórico e à área do Mercado Municipal.
Continua depois da publicidade
Além disso, a revitalização da Tuyuti garante a ambiência de uma área nas proximidades dos armazéns do porto e de bens tombados, a exemplo do Museu Pelé e do Museu do Café, e do Parque Valongo. Até o final do ano, está prevista uma ligação entre a Rua XV de Novembro e o antigo armazém 4, no cais, por meio de uma passarela que ficará sobre a Rua Tuyuti e a Avenida Perimetral.
INVESTIMENTO
A revitalização das três ruas do eixo turístico do Centro Histórico, com prazo contratual de 18 meses (expira no primeiro semestre de 2025), está a cargo da Pavisan, vencedora da concorrência pública. As obras representam um investimento de R$ 9.973.022,65, sendo R$ 7.510.000,00 liberados pelo Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias (Dade), do governo estadual, e o restante, do orçamento municipal.