Estudantes da Faculdade de Tecnologia, a Fatec Rubens Lara, em Santos, podem ter que abandonar salas de aula / Facebook / Fatec Rubens Lara
Continua depois da publicidade
Os estudantes da Faculdade de Tecnologia, a Fatec Rubens Lara, localizada na Vila Mathias, em Santos, foram comunicados neste mês que terão as aulas presenciais suspensas por conta da falta de segurança no entorno do prédio. De forma provisória, o ensino passará a ser de forma virtual. A informação foi divulgada por intermédio da deputada estadual Solange Freitas (União Brasil).
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Segundo a parlamentar, que esteve com os universitários e com a direção da unidade na tarde desta quinta-feira (14), além da questão dos assaltos, o grupo denuncia também problemas estruturais no imóvel. A unidade fica localizada na Avenida Senador Feijó, 350, desde 2019.
Praia Grande e Santos lideram casos de furtos e roubos ao longo de 2023
Continua depois da publicidade
Antes disso, a Faculdade de Tecnologia funcionava no prédio anexo à Escola Estadual Dona Escolástica Rosa, na avenida Bartolomeu de Gusmão, 110, na Aparecida. Em nota, a parlamentar afirmou que já encaminhou ofícios aos secretários de Ciências, Tecnologia e Inovação [responsável pelas Faculdades de Tecnologia (Fatecs), de Segurança Pública e ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) pedindo soluções para os problemas apresentados.
Cidades da Baixada Santista têm número recorde de furtos
Em nota, o Centro Paula Souza respondeu à Reportagem que a direção da Fatec Baixada Santista está trabalhando em conjunto com as autoridades públicas para garantir medidas de segurança à comunidade escolar. Além disso, a CPS afirmou que a Polícia Militar esteve na instituição e irá reforçar o patrulhamento no entorno da escola.
Continua depois da publicidade
Já a SSP afirmou que a Polícia Militar reforçou o policiamento ostensivo e preventivo na região citada, por meio do 6º BPM/I, e toda a Baixada Santista conta com um reforço diário de mais de 550 policiais militares, por meio da Operação Verão.
Além disso, paralelamente, a Polícia Civil atua com um acréscimo de 350 agentes voltados a atividades de inteligência para identificar criminosos que atuam no litoral sul. Na região mencionada, especificamente, uma das apurações em andamento é de um roubo contra um homem, de 25 anos, ocorrido nesta segunda-feira (11), na Avenida Senador Feijó, em Santos. A vítima relatou que deixou sua motocicleta estacionada no local e ao retornar, o veículo não estava mais lá. O caso foi registrado como furto na CPJ de Santos, e é investigado pelo 2°DP da cidade.
Por fim, a Prefeitura de Santos esclareceu que o combate e a investigação de furtos, roubos e outros delitos são de responsabilidade das autoridades policiais, que têm, em Santos, apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), por meio do seu efetivo e videomonitoramento. A Polícia Militar mantém equipes no Centro de Controle Operacional (CCO) do Município e tem acesso a todas as imagens das 1.736 câmeras espalhadas pela Cidade.
Continua depois da publicidade
A Prefeitura reforçou que a GCM faz rondas diuturnas em toda a Cidade, inclusive no entorno da Fatec, e realiza forças-tarefas em ferros-velhos em conjunto com as forças policiais no combate à receptação de materiais ilícitos, e quando flagra atitudes suspeitas, os autores são conduzidos ao distrito policial.
Continua depois da publicidade