Painel de cinco metros do Kasato Maru está entre os destaques da exposição / Divulgação/ PMS
Continua depois da publicidade
A Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams) inaugura, nesta sexta-feira (16), às 11h, a exposição ‘115 Anos da Imigração Japonesa Santos-Brasil’, no Outeiro de Santa Catarina (Rua Visconde do Rio Branco, 48, Centro Histórico).
Integrando as comemorações oficiais da data na Cidade, a mostra leva o visitante para uma viagem centenária, muito antes do dia 18 de junho de 1908, quando 781 japoneses chegaram ao Porto de Santos no navio Kasato Maru, após mais de 50 dias em alto-mar.
Apresenta as tratativas entre o Brasil e o Japão, as leis de imigração e conta que outros navios vieram depois do Kasato Maru trazendo mais japoneses para uma nova vida no País.
Continua depois da publicidade
Um painel de cinco metros do Kasato Maru está entre os destaques da exposição, além de fotos históricas e do relato de uma filha de imigrantes sobre a difícil situação deles com a Segunda Guerra Mundial, quando os dois países ficaram de lados opostos.
O visitante também verá que os estabelecidos em Santos ocuparam bairros como Campo Grande, Marapé, Saboó, Aparecida, Macuco e Ponta da Praia, construindo ali chácaras e sítios com plantações de hortifrútis e se dedicando à pesca também.
Continua depois da publicidade
“Os japoneses imprimiram sua tradição e cultura em Santos e formaram laços definitivos em nossa terra, por isso essa celebração e homenagem da nossa Cidade aos imigrantes e aos seus descendentes”, explica Luiz Dias Guimarães, diretor-presidente da Fundação Arquivo e Memória de Santos.
A exposição ‘115 anos da Imigração Japonesa Santos-Brasil’ fica em cartaz até 18 de julho, na área externa do Outeiro de Santa Catarina. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 10h às 15h. A entrada é gratuita.
Continua depois da publicidade