Santos

Museu Pelé terá bate-papo com pioneira do futebol feminino no Brasil

Será uma oportunidade para as 'promessas' da modalidade conhecerem de perto a ex-jogadora da Seleção

Da Reportagem

Publicado em 24/01/2024 às 17:13

Atualizado em 24/01/2024 às 21:31

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Nascida em Feira de Santana (BA), Solange Bastos começou a se destacar nos gramados no final da década de 1980 / Divulgação/PMS

Continua depois da publicidade

A exposição ‘CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol’, em cartaz no Museu Pelé (Largo Marquês de Monte Alegre s/nº, Valongo) com o intuito mostrar a luta das mulheres para poder jogar bola, terá uma nova atração neste domingo (28). A ex-atleta e pioneira da seleção brasileira Solange Bastos, a Soró, estará no equipamento, a partir das 11h, para contar um pouco de suas experiências. A entrada tanto no museu quanto no bate-papo é gratuita.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Neste mesmo dia, as meninas da Escolinha de Futebol do Instituto Fut Delas participarão do bate-papo e ainda vão fazer uma visita à exposição acompanhada de Soró. Será uma oportunidade para as ‘promessas’ da modalidade conhecerem de perto a ex-jogadora da Seleção e entenderem um pouco da história das pioneiras em busca do protagonismo das mulheres no futebol.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Mascotes de clubes brasileiros visitam o Museu Pelé e o bonde de Santos

• Pesquisa do Museu do Café revela que visitantes querem saber sobre sustentabilidade na produção

• Museu Pelé, em Santos, bate recorde de público e tem o melhor ano de sua história

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O evento será realizado em parceria entre Museu do Futebol, Museu Pelé e o Instituto Fut Delas. 

Continua depois da publicidade

SORÓ

Nascida em Feira de Santana (BA), Solange Bastos começou a se destacar nos gramados no final da década de 1980. Como zagueira, participou da primeira Copa do Mundo Feminina da história em 1991, da Olimpíada de Atlanta 1996 e da Copa do Mundo de 95. Em 1991, com 20 anos de idade, Soró, além de ter que integrar a primeira seleção em uma Copa, enfrentou desafios pessoais como a primeira viagem de avião e o fato de nunca ter ficado longe da família. Na ocasião, sentia-se incapaz de vestir a amarelinha e quase desistiu da Copa. E são essas e mais histórias que a ex-zagueira do Brasil promete contar no encontro.

RESISTÊNCIA

Continua depois da publicidade

A exposição itinerante ‘CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol’ apresenta a história de resistência das mulheres brasileiras, que foram proibidas por lei de jogar bola entre 1941 e 1979. Está em cartaz na sala de exposições temporárias até 31 de março, de terça a domingo, das 10h às 17h30.

Especialmente para Santos, foi incorporado um módulo sobre a história do futebol de mulheres na Cidade.Com pesquisa realizada por Daniela Lima, o módulo conta como as mulheres de Santos se organizaram para jogar bola após a queda do decreto-lei que as impedia praticar futebol. 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software