A Expo Cidades Criativas Brasileiras foi dedicada ao cinema na tarde desta quarta-feira (20) / Nair Bueno/DL
Continua depois da publicidade
Nesta quarta-feira (20), a Expo Cidades Criativas Brasileiras (Expo Brazilian Creative Cities), evento aberto ao público, no Centro de Convenções Blue Med, na Ponta da Praia, dentro 14ª Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco, foi dedicado ao cinema.
Às 13 horas, ocorreu a exibição de Curtas-Metragens das Cidades Criativas da Rede Unesco e, às 15 horas, Morten Thorning, fundador e líder, de 1988 a 2019, do The Animation Workshop na Dinamarca e também do movimento AniDox, fez uma apresentação mesclando animação e documentário.
Continua depois da publicidade
Às 16h30, ocorreu a exibição do filme de animação ‘Flee – Nenhum Lugar para Chamar de Lar’ - direção de Jonas Poher Rasmussen de 2021, da Dinamarca e, às 19 horas, o filme brasileiro ‘Sócrates’ de 2018, dirigido por Alexandre Moratto, produzido pela Querô Filmes
Às 20h15, ocorreu a apresentação do ‘Querô – Transformando Vidas’, do Instituto Querô, sem fins lucrativos, que promove o acesso à arte e à cultura e estimula a transformação humana e cidadã de jovens de baixa renda e moradores de comunidades, por meio da capacitação e produção audiovisual, com a presença de Débora Ivanov
Continua depois da publicidade
EVENTO
O objetivo do Expo Cidades Criativas Brasileiras é receber pessoas de todo o Brasil interessadas em conhecer a Rede de Cidades Criativas da Unesco, da qual Santos é membro desde 2015.
O Município é o primeiro a ter o selo de Cidade Criativa do Cinema na América Latina, em reconhecimento às suas políticas públicas de apoio ao setor audiovisual.
Entre os temas a serem abordados pela Expo estão os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, a importância da consciência ambiental e da governança social e corporativa, temas englobados pela sigla ESG (Environmental, Social and Governance), e iniciativas de destaque de startups no mercado de produção cinematográfica.
Continua depois da publicidade
Santos está apresentando algumas de suas experiências de sucesso na gestão pública, como o programa de alfabetização midiática, que visa desenvolver conhecimentos e atitudes para que as pessoas compreendam e avaliem o papel da mídia, além de incentivar a criação de produtos e conteúdo.
Pelo trabalho, a Cidade também foi recentemente incorporada à Media and Information Literacy Alliance (MIL), uma rede internacional da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
Outro tema a ser compartilhado pela cidade-sede é sobre as Vilas Criativas, outra iniciativa bem-sucedida. Utilizando a cultura e a criatividade como principais impulsionadores da revitalização urbana, Santos estabeleceu 10 Vilas Criativas em seus bairros mais vulneráveis, atendendo atualmente mais de 8 mil pessoas por ano com qualificação profissional, bem como atividades culturais e de convívio social, fortalecendo as capacidades civis e políticas de grupos menos favorecidos.
Continua depois da publicidade
Em 2021, mais de 3.200 alunos participaram de cursos de qualificação nas Vilas Criativas em áreas como gastronomia, moda e beleza, audiovisual, vendas e tecnologia. Este ano, mais de 800 vagas já foram oferecidas aos alunos. Com a continuidade da formação profissional, as comunidades também estão se beneficiando de atividades culturais, esportivas e recreativas gratuitas.
AMANHÃ.
Nesta quinta-feira (21), às 13 horas, será a exibição de curtas-metragens das Cidades Criativas da Rede Unesco. As 15 horas, a diretora, produtora e roteirista brasileira Laís Bodanzky falará sobre 'A Produção do Cinema Brasileiro Hoje', mediada por Gabriella Drummond - cineasta e atriz. As 17 horas será exibido do filme ‘A Viagem de Pedro’, sob direção: Lais Bodanzky.
Continua depois da publicidade
Já às 19 horas acontece a troca de vivências ‘O audiovisual brasileiro hoje: a ficção, o documentário, a regulação do campo’ - com Maria Augusta Ramos, diretora, produtora e roteirista; Laís Bodanzky, diretora, produtora e roteirista; Debora Ivanov, advogada e gestora audiovisual, ex-diretora da Ancine. Mediação: Laura Canepa, jornalista, pesquisadora de cinema e doutora em Multimeios pelo Instituto de Artes da Unicamp. É membro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine).
CONFIRA ATÉ DOMINGO
Sexta-feira (22)
11h30 – Sonorização ao vivo em homenagem ao cinema brasileiro - apresentação do pianista Anselmo Mancini e da violinista Maria Emília Paredes; 12h – Exibição do Espetáculo nas ‘Trilhas do Cinema’, artista Zero Beto – O Homem Só-Noro; 13h – Exibição de curtas-metragens das Cidades Criativas da Rede Unesco; 15h – ‘A realidade do audiovisual brasileiro é uma ficção científica?’ - com Renata Pinheiro, cineasta, diretora de arte e artista plástica. Mediação: Edison Delmiro, roteirista, professor universitário e doutor em Cinema e Semiótica; 16h30 – Sonorização ao vivo em homenagem ao Cinema Brasileiro - apresentação do pianista Anselmo Mancini e da violinista Maria Emília Paredes; 17h – Lançamento do livro ‘Por uma história rebelde do cinema’, de Nicole Brenez. Apresentação de Adilson Mendes sobre tema do livro: Cinemas que resistem à padronização industrial e experimentam radicalmente a técnica, a forma, a política, o aparato cinematográfico; 18h – Exibição do filme ‘Mama, Mama, Mama’ - direção de Sol Berruezo Pichon-Riviér;
Continua depois da publicidade
À noite, às 19h10 – Troca de vivências ‘Modos de produção do audiovisual contemporâneo’ - com Abba Makama, realizador nigeriano, autor de ‘O Okoroshi Perdido’ (2019); Sol Berruezo Pichon-Rivière, realizadora argentina, autora de ‘Mamá, Mamá, Mamá’ (2020); Cintia Domit Bittar, sócia-fundadora na Novelo Filmes, diretora, produtora, roteirista, montadora. Mediação de Vicente Gosciola, pesquisador, autor e professor de Cinema e Novas Mídias e doutor em Comunicação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi
Sábado
Às 13h – Exibição de curtas-metragens das Cidades Criativas da Rede Unesco; 15h – Encontro 5 - 'O Cinema da Periferia Detém Hoje os Meios de Produção Audiovisual?' - com Adirley Queirós, realizador, autor de 'Mato Seco em Chamas' (2022). Mediação Alyson Montrezol, diretor, fotógrafo, diretor de fotografia, produtor e professor universitário; 16h30 - Exibição do espetáculo 'Nas Trilhas do Cinema' - com Zero Beto – O Homem Só-Noro; 17h30 - Exibição do filme ‘Carro Rei’ - direção de Renata Pinheiro.
À noite, 19h15 – Troca de vivências – ‘O audiovisual brasileiro depois do amanhã’ - Adirley Queirós, realizador, autor de ‘Mato Seco em Chamas’ (2022); Alexandre Werá, produtor e cineasta guarani-mbya, autor de ‘Guairakai – o dono da lontra’; Cavi Borges é fundador da Cavideo, locadora que depois se tornou produtora e distribuidora de cinema. Mediação: José Roberto Torero, escritor, cineasta, roteirista e jornalista santista; 22h30 – Festa do cinema em homenagem a Toninho Dantas e Virada de Filmes Mabs
– Movimento do Audiovisual da Baixada Santista no Teatro Guarany
Domingo
Às 13h – Exibição de curtas-metragens das Cidades Criativas da Rede Unesco; 15h – Encontro 6 - Adilson Mendes – ‘Modernismos e cinema. O caso Rémy de Gourmont’ - com Adilson Mendes, historiador e documentarista, diretor de ‘O Futuro na Terra’ (2022). Mediação Eduardo Ricci, cineasta, fotojornalista, produtor cultural e de conteúdo; 16h30 – Troca de vivências – ‘Os Desafios de Fazer Cinema na Baixada Santista’, com Dino Menezes, Eduardo Ferreira, Cibele Appes, Ricardo Vasconcellos e Raquel Pellegrini; 17h30 - Exibição do filme 'Entre Raiz e Asas' Direção: Wlado Herzog e Gabriel Muglia.
Continua depois da publicidade