O projeto faz parte da programação do Outubro Rosa, em Santos / Francisco Aloise/ DL
Continua depois da publicidade
Começa neste sábado (15) e termina no dia 29 (véspera das eleições), a Estação Mulher: Saúde, Cultura e Cidadania - uma parceria da Organização da Sociedade Civil (OSC) Consciência pela Cidadania - Concidadania e a Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher (CoMulher).
O projeto faz parte da programação do Outubro Rosa e receberá, no máximo, 40 mulheres a partir de 14 anos, em cada dia de atividade. O eventos ocorrem na Estação da Cidadania de Santos e na Vila Criativa Vila Nova, respectivamente, na Avenida Ana Costa, 340, no Campo Grande e na Praça Rui Ribeiro Couto, s/n, Vila Nova.
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
As mulheres que tiverem filhos e filhas como acompanhantes devem informar, já no momento da inscrição prévia, pelo e-mail [email protected], para que o espaço e as atividades sejam organizadas. As crianças serão acolhidas pelo Circo Periférico, com Ana Letícia, a Anita, que trará sua experiência no coletivo Circo Periférico.
Continua depois da publicidade
Amanhã, na Estação da Cidadania, às 15 horas, a facilitadora será Rosicleide Bertholini, psicóloga, terapeuta comunitária integrativa que trará a discussão sobre a importância do Sistema Único de Saúde (SUS); Saúde e bem-estar, relacionando ao objetivo do desenvolvimento sustentável 3 (ODS 3).
Também Saúde Sexual e Reprodutiva (menstruação, ciclo menstrual, período fértil, métodos anticoncepcionais, importância do pré-natal); Gravidez na adolescência, além de trazer a reflexão sobre mudanças no corpo feminino; Cuidados preventivos (exames periódicos, autoexame, vacinação, saúde sexual e reprodutiva); Prevenção ao Câncer, integrando as atividades do Outubro Rosa e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).
Às 16 horas, a segunda roda traz a conversa sobre o Combate à violência contra a mulher, leis de proteção à mulher, debate sobre misoginia, machismo, feminicídio, desigualdade entre os gêneros. Os assuntos fazem parte da ODS 5, Igualdade de Gênero e ODS 16, Paz, Justiça e Instituições eficazes.
Continua depois da publicidade
As facilitadoras serão Verônica Teresi, professora universitária, doutora em Ciências Humanas e Sociais, advogada especializada em migrações forçadas, tráfico de pessoas, trabalho forçado, cooperação e direitos humanos; e Flávia Rios, advogada, membra efetiva e articulista do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais-(IBCCRIM), especialista em Direito Penal e Processual Civil, com ênfase no Direito da Criança e do Adolescente.
Às 17h20, para encerrar as atividades, Elaine Matos e Ama Luna, psicólogas existencialistas, palestrantes, mestres em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas utilizarão a arte e cultura como forma de ajudar as mulheres na compreensão dos temas debatidos durante a tarde.
DIA 29
Continua depois da publicidade
No dia 29, às 15 horas, na Vila Criativa, será realizada roda de conversa com a Importância do SUS, Saúde e bem-estar (ODS 3), Saúde mental (cuidados em relação a sofrimento mental, álcool e drogas); Combate ao racismo (desigualdades em relação à mulher negra).
Tipos de preconceitos e como combater o racismo estrutural será trazido por Aurélia Rios, psicóloga com atuação Social Comunitária e diretora de projetos e Interseccionalidade do Desinstitute e vice-presidenta do Sindicato de Psicólogas, Psicólogos e Psicóloges do Estado de São Paulo.
A partir das 16 horas, os temas e facilitadoras se repetem com Verônica Teresi, Flávia Rios, Elaine Matos e Ama Luna. As crianças terão contação de histórias com Julie Lua, poeta, escritora, arte educadora, estudante de serviço social, idealizadora do projeto biblioteca comunitária Conto de Fadas Periférico focado em literatura infanto-juvenil antirracista e antimachista em Praia Grande.
Continua depois da publicidade