SANTOS

Equipes de Santos participam de treinamento de resgate de vítimas em desmoronamento

A atividade marcou o sexto dia de treinamento de 19 sargentos e tenentes do 6º e 11º grupamentos do Corpo de Bombeiros

Da Reportagem

Publicado em 10/03/2023 às 20:40

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Equipes de Santos participam de treinamento / Fotos: Isabela Carrari

Continua depois da publicidade

Funcionários da Defesa Civil, CET e Guarda Municipal de Santos participaram, na tarde desta sexta-feira (10), de um treinamento de busca e resgate em estruturas colapsadas. A ação do Corpo de Bombeiros ocorreu na Rua Mato Grosso (Boqueirão) simulando uma explosão ambiental (de gás de cozinha) que teria provocado um desmoronamento com seis feridos em duas residências.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A atividade marcou o sexto dia de treinamento de 19 sargentos e tenentes do 6º e 11º grupamentos do Corpo de Bombeiros, com duração de sete dias para tentar ao máximo garantir uma fidelidade a situações de uma operação de resgate complexa envolvendo vítimas.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Melhor temporada de verão em seis anos traz a Santos 2,6 milhões de turistas

• Santos recebe 40 pontos de coleta de vidro para reciclagem

• Aquário de Santos exibe vídeos que exaltam luta e participação das mulheres na ciência

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

As equipes treinaram inclusive o tempo de resposta de cada um dos envolvidos, incluindo o chamado, o deslocamento das equipes das bases até o local da ocorrência simulada, avaliação da crise e consequente resgate. As equipes da Prefeitura foram compostas por 14 funcionários, sendo três agentes da CET que auxiliam no isolamento do local, desvio e sinalização do trânsito.

Continua depois da publicidade

Quatro guardas municipais auxiliaram o Corpo de Bombeiros no controle das pessoas que tentam entrar na área de isolamento, além de sete funcionários da Defesa Civil, incluindo engenheiros, que auxiliaram na avaliação do terreno e eventuais riscos de novos desmoronamentos.

O coordenador de risco da Defesa Civil, Cláudio Affonso Malgueiro, chefiou a equipe da Prefeitura no simulado. Conta que o treinamento conjunto é fundamental para o melhor atendimento numa situação real. “O papel da Defesa Civil numa ocorrência do gênero é dar o apoio aos bombeiros em tudo o que necessitarem, principalmente se o local ainda apresenta risco de novos colapsos após a explosão, se não pode afetar as residências, ou edificações próximas, além de auxiliar com equipamentos, maquinários e análise técnica constante dos engenheiros”.

De acordo com capitão do Corpo de Bombeiros Wilson Vaccaro, que comandou a atividade desta sexta-feira, o treinamento serviu para avaliar todas as equipes que em conjunto atuariam numa ocorrência de múltiplas vítimas com desabamento. “A integração de todos os órgãos é o que garante o sucesso na resposta para a ocorrência, fazendo com que ela seja resolvida de maneira mais rápida e de uma forma mais técnica”.

Continua depois da publicidade

O capitão ressaltou ainda o alto grau de dificuldade numa ocorrência real dessa magnitude. “A busca e o resgate em estruturas colapsadas é uma ocorrência que precisa de muito treinamento, muita técnica, porque é preciso passar por barreiras até chegar às vítimas. É uma ação integrada, que todos precisam estar alinhados e treinados para conseguirmos ter sucesso”, finaliza.

O treinamento continua, com previsão de término próximo da meia noite.

 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software