EM SANTOS

Equipe de Bertioga é bicampeã da Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoa Havaiana

Considerada a maior prova da modalidade no mundo, a disputa contou com 23 canoas remando 75 quilômetros ininterruptos pelo mar, rio e Porto do Santos

Da Reportagem

Publicado em 26/03/2023 às 13:10

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A equipe Bertioga Paddle Club levou a melhor e garantiu o bicampeonato, finalizando o percurso com um tempo de 6h21min24s, quase 30 minutos à frente da Brucutus, também de Bertioga, segunda colocada / DIVULGAÇÃO / FMA NOTÍCIAS

Continua depois da publicidade

O Alto nível técnico marcou a 20ª edição da Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoa Havaiana, que aconteceu neste sábado (25), com largada e chegada na Praia da Aparecida, em Santos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Passeio de canoa havaiana terá saída do Píer no Casqueiro neste domingo (29)

• Com batismo de embarcações, Santos entrega 1ª escola pública de canoa havaiana

• Prova de canoa havaiana será retomada neste sábado em Santos

Considerada a maior prova da modalidade no mundo, a disputa contou com 23 canoas remando 75 quilômetros ininterruptos pelo mar, rio e Porto do Santos. 

A equipe Bertioga Paddle Club levou a melhor e garantiu o bicampeonato, finalizando o percurso com um tempo de 6h21min24s, quase 30 minutos à frente da Brucutus, também de Bertioga, segunda colocada e a única equipe a ter competindo nas 20 edições. Desta vez, competindo com formação master (40 anos ou mais), concluiu a competição com 6h49min50s.

Continua depois da publicidade

O terceiro lugar ficou com a Sampa Canoe Club, time da capital, da categoria 50+, que perdeu o vice-campeonato no trecho final da prova, chegando logo atrás, com 6h52min17s. 

Na categoria mista (três homens e três mulheres), a Canoa Para Todos, de São Sebastião, foi a melhor, na excelente sexta colocação geral, com 6h56min11s. Destaque também para a única equipe 60+, a Guapuruvu, mais uma de São Sebastião, que terminou em 16º lugar, com 7h52min46s.

Renato Inácio Santos, o Big, capitão da equipe vencedora, que ainda contou com Marinho, Cristiano Rossoni, Icaro dos Santos, Ricardo Vieira, Douglas de Freitas, José Marcos Mendes Filho, Jorge Bita da Silva e Tiago Aguiar, vibrou com a conquista do título.  “Vitória emocionante, uma prova alucinante, principalmente a parte de mar. A equipe estava muito bem", disse.

Continua depois da publicidade

Único atleta a ter disputado todas as 20 edições da Volta à Ilha de Santo Amaro, Everdan Riesco, capitão da Brucutus, ficou emocionado com mais uma prova concluída. “Essa é uma marca pessoal minha e espero que incentive outras pessoas. São 23 anos de canoa, de Brucutus. Começamos novos, o tempo passou e a equipe foi ficando mais velha. Fomos na 40+ e fizemos dobradinha de novo de Bertioga”, comemorou.

DESAFIO.
Os competidores saíram da praia da Aparecida rematando no sentido anti-horário, primeiro no mar, depois no Canal de Bertioga, até a Base Aérea, seguindo pelo Porto de Santos para completarem o percurso, que foi marcado pelo mar agitado, o que exigiu muita técnica e evidenciou o alto nível dos participantes. 

De acordo com o idealizador e organizador da prova, Fábio Paiva, essa foi a edição mais técnica da prova. “Depois de enfrentarem os 40km de mar com muita ondulação de sul, calor e vento, que garantiram muito downwind e até ondas surfadas, além de um trecho duríssimo no Canal de Bertioga, com maré contra e o mesmo cenário no Porto”, destacou.

Continua depois da publicidade

Paiva falou ainda sobre a projeção do esporte na região. “Santos é a única cidade do Brasil que tem o seu Dia Municipal da canoa havaiana, sempre comemorado no dia da Volta à Ilha. É um evento que está no calendário do município. Este ano homenageamos o Projeto Kaora, que cuida de mulheres com câncer, usando a canoa havaiana, e conta com 120 beneficiadas, tudo gratuitamente", conta 

O secretário de Esportes de Santos, Gelasio Ayres Fernandes Júnior, grande incentivador da modalidade, falou sobre a importância do evento. “É uma alegria muito grande poder ver, após 20 anos, onde a canoa havaiana chegou. Eu presenciei a chegada da primeira canoa aqui em Santos, a primeira Volta à Ilha de Santo Amaro e estar aqui hoje é motivo de muita alegria e orgulho. Ver esses remadores de todo o Brasil mostrando a importância da Cidade para a modalidade é uma vitória para todos os amantes do esporte". 

No total, cerca de 600 pessoas estiveram envolvidas no evento, entre remadores (nove em cada equipe, apoios, staffs, organização e entidades oficiais), reunindo 42 barcos acompanhando as canoas.

Continua depois da publicidade

A 20ª Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoa Havaiana contou com apoio da Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e teve o patrocínio de DP World, através do Promifae/Semes, e copatrocínio da Consigaz e Opium Hightec Caiaques e Canoas. 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software