SANTOS

Equipamentos municipais de Santos se iluminam de azul para motivar homens a cuidar da saúde

A fonte, a fachada da Prefeitura e o viaduto de 471 metros de extensão, na entrada de Santos, contam com iluminação especial

Da Reportagem

Publicado em 04/11/2022 às 20:49

Compartilhe:

Iluminação em Santos / Divulgação/ PMS

A Fonte do Embaré, em frente à basílica; a Gruta de Santa Sara Kali, na Lagoa da Saudade; a mureta da Praça Guadalajara; a fachada do Palácio José Bonifácio, sede da Prefeitura, e o Viaduto Paulo Gomes Barbosa agora ostentam a cor azul, referência à campanha mundial realizada em novembro, de prevenção ao câncer de próstata. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A fonte, a fachada da Prefeitura e o viaduto de 471 metros de extensão, na entrada de Santos, contam com iluminação especial, enquanto a gruta e a mureta, ambas no Morro da Nova Cintra, terminaram de ser pintadas de azul na quinta-feira (3). No Paço, a cor procede de 12 refletores ativados às 18h, enquanto na fonte, localizada no canteiro central da avenida da praia, em frente à basílica, a iluminação é interna.

No viaduto, a iluminação azul também é acionada às 18h, mas a cor se alterna durante a noite e madrugada, para outros efeitos cênicos. A luz permanecerá ativa nesses equipamentos até o próximo dia 30.

 

AÇÕES DO NOVEMBRO AZUL EM SANTOS

As unidades de saúde de Santos já têm programação para a Campanha Novembro Azul, de cuidado à saúde de homens, mulheres trans, travestis e de detecção precoce ao câncer de próstata, segundo mais comum entre este público (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).

As  policlínicas de Santos oferecem um amplo check-up, de segunda a sexta, das 8 às 16h. Os exames laboratoriais são solicitados pela equipe de enfermagem, a partir da livre procura dos interessados na unidade de referência do bairro em que residem, sem a necessidade de agendamento prévio de consulta com enfermeiro.

Além de testes rápidos e aconselhamento sobre infecções sexualmente transmissíveis, são realizadas coletas para exame de sangue completo com contagem de plaquetas, colesterol total e frações, ureia e creatinina (para avaliar a função renal), TGO e TGP (para avaliar a saúde do fígado), TSH e T4 (tireoide).

Às pessoas com mais de 45 anos, é incluído ainda o PSA, que pode indicar a presença de um tumor na próstata. Em caso de valores alterados no resultado, o paciente é encaminhado a um urologista para que a hipótese diagnóstica seja confirmada ou descartada a partir de exames complementares.

"Nosso objetivo é fazer um grande chamamento, independentemente da idade, pois entendemos que a saúde deve ser avaliada de forma integral em qualquer fase da vida. Importante recordar ainda que as doenças cardiovasculares estão entre as que mais levam a óbito no País e o acompanhamento da hipertensão, uma de suas principais causas, é feito na policlínica", destaca o secretário de Saúde, Adriano Catapreta.

As policlínicas estão caracterizadas em azul, além da exposição de cartazes com os temas Violência, Alcoolismo, Tabagismo, Câncer de Próstata e Câncer de Cólon e Reto, que fazem parte da Política Nacional de Saúde do Homem.

Nos grupos de Insulinodependentes, as policlínicas abordam o tema 'Disfunção Erétil e Diabetes'. O Novembro Azul também permeará as caminhadas do Pelotão da Saúde e os encontros e apresentações do Movimente-se com a Música e com a Dança ao longo do mês de Novembro.

 

CÂNCER DE PRÓSTATA

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o risco de desenvolver o câncer de próstata aumenta conforme o avanço da idade. Estima-se que a cada 10 pessoas com a doença, 9 tenham mais de 55 anos. Quem tem histórico de câncer de próstata na família também está mais propenso à doença, além das pessoas com sobrepeso e obesidade.

Em 2021, 61 pessoas morreram em Santos por câncer de próstata. Em 2022, foram contabilizados 44 óbitos pela doença.

"O câncer de próstata, assim como o de mama, tem grande possibilidade de cura quando detectado precocemente. Em sua fase inicial, não costuma apresentar sintomas e, por isso, é fundamental realizar anualmente o check-up, para que possamos o mais breve possível fazer o diagnóstico e tratar", complementa Catapreta.

Quando o câncer de próstata apresenta sintomas, os mais comuns são dificuldade para urinar, demora em começar e terminar de urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

 

 

 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Medo do trânsito? Veja as condições da saída de Praia Grande

O Diário do Litoral utiliza aplicativos de monitoramento do trânsito, como o Waze, para te atualizar sobre o fluxo de veículos na região

Guarujá

Passeata em Guarujá vai além da agressão à professora

Protesto, que foi organizado pelo Sindicato Funcionários Públicos do Guarujá e Sindicato dos Professores das Escolas Públicas Municipais

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter