medalha Engenheiro Marcos Diniz
Prefeito Rogério Santos foi um dos condecorados, e disse que Santos tem um sistema de ciclovias 'reconhecido no País'
Premiação foi destinada a defensores do uso da bicicleta na cidade / Nair Bueno/Diário do Litoral
Continua depois da publicidade
Cicloativistas, lideranças empresariais e gestores públicos e outros que contribuem para divulgar o uso da bicicleta na região foram homenageados nesta sexta-feira (27), na Sala Princesa Isabel, no Paço Municipal, com a medalha Engenheiro Marcos Diniz. A láurea foi concedida pela Associação Brasileira de Ciclistas (ABC).
O prefeito Rogério Santos foi um dos condecorados. "É uma honra ser lembrado. Santos é entusiasta das bicicletas. Boa parte da nossa geografia proporciona seu uso. Prova é que temos um sistema de ciclovias consolidado, reconhecido no País, e que vai aumentando com o tempo", disse o chefe do Executivo. "Aqueles que lutam por esse modal possuem um ideal. É justo fazer esse reconhecimento a todos".
Continua depois da publicidade
O presidente da ABC, Jessé Teixeira Felix, disse que era emocionante o fato de a solenidade ter sido realizada na Sala Princesa Isabel, antiga sede da Câmara Municipal. "Foi aqui que tudo começou para a associação. Foi onde comecei essa luta, a abordar nossos direitos e até fazer reclamações. Juntos somos fortes: são mais de 200 grupos de bikes na Baixada Santista".
Felix exaltou a malha cicloviária da Cidade, hoje com mais de 57 km de extensão. "Temos uma rede muito organizada, que se interliga com outros municípios. É bom termos gestores que entendem que, quanto mais ciclovias, menores as chances de acidentes ou mortes de ciclistas".
Continua depois da publicidade
Lembrança póstuma
A condecoração leva o nome do engenheiro Marcos Diniz, ex-diretor-vice-presidente do grupo Terracom, falecido em 2021. "Ele está presente em toda nossa Cidade. Esteve envolvido, por exemplo, com a primeira Estação Elevatória da Zona Noroeste, entregue este ano. Além de tudo, era um entusiasta do esporte", comentou o prefeito.
Veja, abaixo, a lista com os homenageados
Continua depois da publicidade