Localizada na entrada principal da Associação Comercial, a mostra está dividida em setores / Nilson Regalado / Diário do Litoral
Continua depois da publicidade
Mais de mil pessoas já visitaram a Expo Museu do Porto de Santos desde o dia 19 de abril. Instalada na sede da Associação Comercial de Santos (ACS), no Centro Histórico, a exposição já foi vista por visitantes de 12 países diferentes e de 15 estados brasileiros. As peças que ilustram a trajetória do maior porto da América Latina estão expostas na ACS, na Rua XV de Novembro, 137, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. A entrada é grátis.
“Estamos felizes por dar visibilidade ao acervo do Porto, que é o principal pilar da Economia de Santos”, resume o gerente-executivo da ACS, Eduardo Lopes. “É gente que está passando pela XV de Novembro e decide entrar quando vê as peças expostas’, completa o gerente-executivo.
Continua depois da publicidade
Localizada na entrada principal da Associação Comercial, a mostra está dividida em setores, proporcionando aos visitantes a oportunidade de fazer uma verdadeira viagem no tempo por meio de peças emblemáticas, como timões, bússolas, escafandros e outras relíquias.
Para Mauro Sammarco, presidente da ACS, sediar a exposição é uma honra: “Este museu não apenas narra a história do maior porto da América Latina, mas também a história da Cidade e de seu povo. Com as peças que temos aqui, os visitantes têm a oportunidade de conhecer a história e os detalhes da principal porta de entrada e saída de mercadorias do País”.
Continua depois da publicidade
O Museu do Porto abriga aproximadamente dois mil itens, incluindo documentos, fotografias, instrumentos náuticos, ferramentas e raridades que narram detalhes do desenvolvimento do cais santista ao longo das décadas.
O acervo normalmente fica exposto no Macuco, ao lado da Autoridade Portuária, nas residências que abrigaram as famílias dos engenheiros responsáveis pela construção das primeiras instalações portuárias. Inaugurado em 1989, o Museu foi reaberto após a pandemia da Covid-19 em junho de 2023.
Continua depois da publicidade